Valorização do Património Cultural

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, a Fundação Serra Henriques implementa e consolida um conjunto de iniciativas interligadas pela valorização da arquitectura tradicional enquanto contributo para a economia, sociedade e desenvolvimento coeso do território nacional.

O trabalho desenvolvido pela Fundação Serra Henriques junto da academia, governo, autoridades locais, especialistas e instituições culturais é um processo constante e de estímulo a este desígnio nacional. Tal acontece em diversas iniciativas como a implementação da Política Nacional da Arquitectura e Paisagem (PNAP), os prémios de arquitectura ou a realização de conferências e difusão de boas práticas.

O prestígio conferido à diversidade regional do nosso país constitui um forte estímulo para a preservação dos valores patrimoniais e uma excelente oportunidade para o progresso social, cultural e económico de Portugal. As diversas regiões portuguesas possuem um património histórico, cultural e arquitectónico de inegável valor e crescente projecção internacional. É essa preocupação com a valorização e salvaguarda destes ricos e diversificados activos que deve, por isso, assumir uma relevância contínua no âmbito das políticas públicas ao nível central e local.