Ciclo de Conversas com Urbanistas

A Associação Portuguesa de Urbanistas e a Fundação Serra Henriques promovem desde 2022 os Ciclo de Conversas com Urbanistas.

Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pela Fundação no âmbito das políticas urbanas e do ordenamento em permanente colaboração com as tutelas, ordens profissionais, universidades e municípios.

Num momento em que o ordenamento do território e o urbanismo ganham redobrada importância, seja pelos novos desafios suscitados pelas recentes alterações legislativas, seja pelo imperativo de nos adaptarmos aos novos fenómenos climáticos, seja ainda pela necessidade de retomarmos (e reavaliarmos) a normalidade do nosso quotidiano, o exercício profissional do urbanismo exige competências acrescidas e que sejam reconhecidas e valorizadas, dignificando e responsabilizando quem pratica a atividade.

Apresentação da Associação Portuguesa de Urbanistas

A Fundação Serra Henriques organizou esta iniciativa em colaboração com as Direcções da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, da Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses e da Associação dos Urbanistas Portugueses, no âmbito do processo de unificação das três associações, que acordaram e desenvolveram.

Esta sessão solene, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, culmina aquele processo e corresponde à constituição da nova associação profissional de urbanistas portugueses, a APU - Associação Portuguesa de Urbanistas.