Rede de Artes e Ofícios
da Construção Tradicional

A Fundação Serra Henriques tem também como missão promover e estimular a pesquisa, preservação, educação, divulgação e conservação do património arquitetónico, construtivo e urbanístico tradicional que define as distintas regiões de Portugal.

Ensaios de acabamentos naturais para metalurgia, carpintaria e azulejaria.

16 de Novembro 2023 | OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS | PORTO BRANDÃO

Porto Brandão acolheu uma nova sessão práctica de técnicas tradicionais nas áreas de metalurgia, carpintaria e azulejaria.

A sessão foi realizada, no dia 16 de Novembro, em parceria com a Fundação Culturas Construtivas Tradicionais e os ateliers Pedrez, Limalha e Tardoz, com a participação de mestres e artesãos a demonstrarem as artes de trabalhar o metal, a madeira e o azulejo.Pretende-se relevar a oportunidade e pertinência dos ofícios tradicionais na construção, com recurso a materiais locais, favorecendo a preservação de empregos, da identidade regional, saberes e culturas únicos, inovando e acrescentando valor para a revitalização das economias locais.

Foram reunidos três ofícios distintos, numa sessão interactiva, onde dezenas de participantes puderam vivenciar e compreender a riqueza dos ofícios tradicionais em obras de reabilitação ou construção nova.

Ensaios de acabamentos naturais para madeiras e metais

13, 14 e 15 de Maio 2022 | OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS | PORTO BRANDÃO

Sessão prática de introdução à formulação e aplicação de acabamentos de origem florestal para madeiras e metais.

A exploração de subprodutos florestais e a sustentabilidade da construção são conceitos intimamente ligados que outrora integraram tanto a construção de edificações quanto a construção naval. Estas técnicas ditas "tradicionais" constituem hoje um valioso receituário de economia circular.

Nesta oficina vamos abordar algumas técnicas de acabamento de madeiras e metais com base em galhas de carvalho, ceras vegetais, cera de abelha, resinas animais e vegetais, óleos e outros recursos agro-florestais. Vamos explorar desde a preparação da madeira até à preparação dos ingredientes, à sua mistura e aplicação.

A oficina tem um caráter prático e experimental sendo indicada para estudantes e profissionais com interesse no desenvolvimento de tratamentos artesanais para madeiras e metais.