Congressos e Exposições


Exposição 'Entre o Mar e a Terra'

Entre o Mar e a Terra reúne os resultados de um estudo sobre o território da Costa da Caparica elaborado em 2021 por jovens arquitectos do ISCTE. Este projecto centra-se numa paisagem única que precisa de ser reabilitada, constituindo um olhar critico sobre o território, reunindo múltiplas ideias e oportunidades de intervenção, e procurando respostas às suas fragilidades, oferecendo ainda, uma estratégia de consolidação e de protecção do ambiente natural e construído.


No passado dia 10 de Junho de 2023 foram apresentadas duas novas obras que celebram a identidade da arquitectura portuguesa.

'CARTAS E CONFISSÕES: PANCHO GUEDES/JOHN DONAT 1962 - 1965'
Miguel Santiago (Universidade da Beira Interior)

'A DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL DA ARQUITECTURA PORTUGUESA 1976 - 1988'
Cristina Ramos e Silva (Universidade do Porto)

10 de Junho de 2023 | Oficina de Artes e Ofícios de Porto Brandão


80 anos de Arquitetura Paisagista

As Jornadas 80 anos de Arquitetura Paisagista pretendem celebrar oito décadas de Ensino de Arquitetura Paisagista em Portugal e divulgar o ensino e a prática profissional da Arquitetura Paisagista como uma das primeiras profissões a aplicar os princípios da Ecologia à sua prática profissional.

As comemorações têm como acontecimento central e congregador as JORNADAS DE ARQUITETURA PAISAGISTA 80 ANOS DE ENSINO NO ISA com início do ano letivo de 2022-2023.

A programação das Comemorações inclui a CONFERÊNCIA, a EXPOSIÇÃO itinerante pelas Faculdades que lecionam a Arquitetura Paisagista, a INAUGURAÇÃO DE UMA ALAMEDA na Tapada da Ajuda em homenagem ao fundador da Arquitetura Paisagista em Portugal, o Professor Francisco Caldeira Cabral, culminando com a PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA celebrando os 80 Anos e o legado.


Apresentação dos livros:

PANCHO GUEDES - O ECLÉTICO
Miguel Santiago (Universidade da Beira Interior)

'EXPANSÃO SUL' e um 'MUSEU DO TEJO'
 João Sousa Morais, Hugo Farias, António Santos Leite e Miguel Baptista-Bastos (Universidade de Lisboa)

10 de Dezembro de 2022 | Oficina de Artes e Ofícios de Porto Brandão


Apresentação do livro:

O teatro em diálogo com a Lisboa Seiscentista
Raquel Medina Cabeças

27 de Setembro de 2022 | Museu de Lisboa


Exposição e Ciclo de Conferências em Porto Brandão
'EXPANSÃO SUL' e um 'MUSEU DO TEJO'
FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

ARQUITECTURA ENQUANTO FENÓMENO URBANO

A Arquitectura enquanto fenómeno urbano consiste num entendimento de Carlo Aymonino sobre o significado da Arquitectura da Cidade, remetendo para o Projecto de Arquitectura a função primeira de estabelecer uma 'nova ordem', novas relações, em função do tecido urbano pré-existente, quer na sua dimensão temporal, quer na estrutura e forma urbana, por via do (re)desenho urbano.

João Sousa Morais


Apresentação do livro:

Políticas de Arquitetura na Europa
Cristina de Abreu Castelo Branco 

24 de Março de 2022 | Capela do Real Colégio das Artes da Universidade de Coimbra


Gestão de Sítios Arqueológicos em Meio Urbano

O Encontro Internacional sobre a Gestão de Sítios Arqueológicos em Meio Urbano, organizado pelo Município de Almada em parceria com a Universidade de Lisboa, a Fundação Serra Henriques e o ICOMOS tem o intuito de acolher experiências de projectos de valorização em curso, promovendo um debate sobre os desafios da valorização e abertura ao público de sítios arqueológicos integrados em contexto urbano.  


2018/2019 YOUNG EUROPEAN SCIENTIST MEETING

The Serra Henriques Foundation, the city of Oporto and the Portuguese Order of Physicians are the institutional partners of this international event, which features the participation of four hundred young investigators within the biomedical sphere, from twenty-five different countries.

The congress takes place in the University of Porto between the 13th and the 16th of September and it will gather world-class scientists who will present major discoveries in five different areas: Internal Medicine, Neurosciences, Oncology & Molecular Biology, Physiology & Immunology, and Surgery.

Alongside the missions of governments and universities, the Serra Henriques Foundation intends to be an institution that is agile in the creation of network synergies and to promote public policies within the spheres of the qualility of life of both people and the environment.

Through the collaboration with the Directorate-General for Health, Faculties of Medicine and Hospital Centers, the Foundation supports the organization of conferences, congresses, research centers and the dissemination of good practices in Public Health


Congresso de Estudantes de Medicina | UBI

No quadro da cooperação académica com as universidades portuguesas, a Fundação Serra Henriques é parceiro institucional e apoia a organização do congresso MedUBI que acolhe 900 alunos de Medicina.

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi fundada em 1986 e engloba um conjunto de Faculdades com 7200 alunos, colocando a Covilhã e a região numa posição de destaque no que concerne ao conhecimento científico e artístico. Tal decorre, não só do ensino ministrado, mas também da investigação efectuada nos diversos departamentos e unidades de investigação. 


Encontros de Arquitectura, Urbanismo e Paisagem

Esta conferência nacional, organizada pela Ordem dos Arquitectos e pela Fundação Serra Henriques, promove uma reflexão sobre a ensino da arquitectura em Portugal no contexto do retrato que o Prémio Archiprix oferece dos últimos 5 anos a distinguir os melhores projectos de todas as universidades portuguesas.

É uma oportunidade para reunir membros das várias composições do júri, docentes e especialistas para um debate em torno de temas que preocupam todos aqueles que partilham a missão e o empenho na afirmação do ensino nacional e da excelência dos jovens talentos da Arquitectura Portuguesa.

Esta sessão decorre na sequência do seminário sobre o Ordenamento do Território que terá também lugar no Mosteiro de Santa Clara no dia 13 de Outubro.

A participação estratégica das instituições parceiras será um desafio encorajador para o debate alargado sobre as pontes de colaboração entre a academia e as entidades que estudam e valorizam o nosso território, cidades e património cultural.


Arquitecturas Cruzadas
Ensino, Território e Património Cultural em debate

O Palácio Foz foi o palco deste encontro nacional organizado pela Fundação Serra Henriques com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e da Direcção-Geral do Património Cultural.Apostada em promover o Património Cultural, o Urbanismo Sustentável e o Ordenamento do Território, a Fundação Serra Henriques, em colaboração com a academia e as tutelas, tem vindo a organizar debates estratégicos com o objectivo de assegurar a qualificação das cidades e da paisagem. Neste contexto, e na sequência de três conferências realizadas em Sintra, Porto e Coimbra, em parceria da Ordem dos Arquitectos e a Direcção-Geral do Território, a Fundação promoveu mais este encontro de especialistas e "pensadores do território" para debater estes desafios e desígnios nacionais.


A Arquitectura e o Ordenamento do Território fora dos perímetros urbanos

A Fundação Serra Henriques é parceiro institucional da Ordem dos Arquitectos (OA) na organização de dois debates estratégicos nos dias 13 e 14 de Outubro de 2017. O primeiro é dedicado à Arquitectura e o Ordenamento do Território fora dos perímetros urbanos. No segundo dia, e também no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, tem lugar os Encontros da Arquitectura, Urbanismo e Paisagem.

Está em elaboração a proposta de alteração ao Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), em que participa a OA, sob a coordenação da Direcção-Geral do Território (DGT), que motiva a realização de seminários, preferencialmente através da colaboração entre as diversas entidades da Comissão Consultiva.

A OA propõe-se nesse sentido a organizar 3 sessões de debates, a primeira em Coimbra no dia 13 de Outubro, em parceria com a Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP), sob o tema: A Arquitectura e o Ordenamento do Território fora dos Perímetros Urbanos.

Mais do que abordar o diagnóstico estratégico dos problemas, pretende-se discutir a forma de simplificar o processo de operacionalização das soluções, para melhorar a eficácia das medidas de gestão do território. Prevê-se que já em 2018 decorra uma segunda sessão no Porto sobre a implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, em parceria com a Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), e a terceira em Lisboa, igualmente com o apoio da DGT, no âmbito do Ano Europeu do Património.


Conferência da AEBR - Task Force Culture

Enquanto parceiro operacional da Associação de Regiões Europeias Fronteiriças (AEBR), a Fundação Serra Henriques participou no planeamento da conferência anual desta organização que representa uma centena de governos regionais europeus. O evento teve lugar na cidade de Mons na Bélgica, onde a Fundação apresentou projectos de potencial cooperação transnacional nos domínios culturais.
A conferência contou com a participação de dezenas de entidades de vários Estados-Membros e foi presidido por Karl-Heinz Lambertz, líder da AEBR e actual Presidente do Comité das Regiões da União Europeia.


Conferência Europeia das Políticas de Arquitectura

A conferência semestral das políticas europeias de arquitectura dos Estados-Membros foi organizada em Bucareste no dia 12 de Junho pela presidência romena da União Europeia com o tema "Future Shapers".

Neste encontro foram apresentadas as principais acções realizadas pelos parceiros de implementação desta política pública (Casa da Arquitectura, Fundação Serra Henriques, Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, Trienal de Arquitectura de Lisboa, MAAT).

A Fundação Serra Henriques participa, desde 2011, no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura (EFAP) dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando governança pública, cultura e educação.
O fórum teve origem numa conferência internacional em 1997, sob a presidência holandesa da União Europeia, que juntou representantes de governos europeus, instituições culturais e ordens profissionais para partilhar experiências e perspectivas sobre Políticas de Arquitectura na UE. Desde então foram realizados encontros semestrais sob a organização do Estado-Membro que preside à EU.

Entre vários objectivos, estes encontros procuram difundir e partilhar conhecimentos e boas práticas no domínio das políticas urbanas, culturais, do ordenamento e resiliência dos territórios.

Actualmente, e no quadro da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, a Fundação Serra Henriques colabora com a comissão de acompanhamento desta política pública, para assegurar a participação portuguesa neste Fórum Europeu.


Conferência da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem

Conferência realizada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e organizada pela Ordem dos Arquitectos, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e Fundação Serra Henriques, com a colaboração da Direcção-Geral do Território e Direcção-Geral do Património Cultural.

A política pública de arquitectura e paisagem de Portugal foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 4 de Junho de 2015. Desde logo a Fundação Serra Henriques aceitou o desafio da Comissão de Acompanhamento para integrar o conjunto de parceiros para a implementação desta ferramenta essencial para o desenvolvimento do território e valorização do património cultural.


Congresso Mundial INTBAU 2018

A Fundação Serra Henriques participou no debate estratégico que se realizou após o congresso da INTBAU - Rede Internacional para a Arquitectura e Urbanismo Tradicionais - criada e patrocinada pelo Rei Carlos III de Inglaterra.

A INTBAU é o parceiro da Fundação Serra Henriques no Prémio de Nova Arquitectura Tradicional Rafael Manzano e em iniciativas de valorização dos territórios e salvaguarda do património cultural.

A rede INTBAU foi criada em 2001 sob a esfera da Prince Foundation e tem hoje delegações em 32 países com um total de 6000 membros. Este último congresso teve lugar em Londres na Real Sociedade das Artes e juntou delegados de todo o mundo para debater as questões estratégicas do urbanismo, arquitectura e construção sustentável.

O tema principal do congresso foi o ressurgimento do uso de materiais locais e formas tradicionais de construções.


Conferência Like Culture em Sarajevo

Visita oficial a Sarajevo no âmbito do encontro internacional das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura - entidade representada em Portugal pela Fundação Serra Henriques.

No dia 4 de Fevereiro realizou-se o primeiro encontro LikeCulture de 2016 no edifício das Nações Unidas em Sarajevo sob a organização da UNESCO e da Embaixada de França na Bósnia Herzegovina. O evento foi dominado pela importância da identidade cultural europeia e do desenvolvimento sustentado na processo de integração do país à União Europeia, cujo pedido de adesão foi oficializado no dia 15 de Março de 2016.

Para que tal possa acontecer de forma correcta serão necessárias diversas transformações e nos últimos meses foram dados grandes impulsos por parte das Instituições Europeias mas muitos constrangimentos exigem vastas reformas e um enorme envolvimento dos Estados- -Membros, das Instituições e da Sociedade Civil. Neste domínio, a Fundação teve a oportunidade de apresentar o seu eixo de actuação e, sobretudo, a disponibilidade para colaborar em projectos académicos que visem um melhor conhecimento das realidades culturais e a partilha de boas práticas no desenvolvimento social e urbano.

A visita a Sarajevo terminou com uma sessão protocolar na residência oficial de Sua Excelência a Embaixadora de França, com quem a Fundação estabeleceu um forte diálogo de cooperação nestes domínios.


Conferência Internacional INTBAU 2017

Rede Internacional de Construção, Arquitectura e Urbanismo Tradicionais

Enquanto parceiro português da rede INTBAU, a Fundação Serra Henriques esteve representada neste encontro internacional em Milão para destacar a implementação em Portugal do Prémio de Arquitectura Tradicional e outras iniciativas relacionadas com a valorização do património e identidades locais.

Esta conferência é organizada todos os anos num dos países da rede global para estimular uma participação mais ampla. O evento de 2017 é realizado nos dias 5 e 6 de Julho em Itália e é dedicado a metodologias de intervenção nas paisagens urbanas históricas, construção tradicional e planeamento urbano.

INTBAU é uma organização educativa de beneficência que trabalha sob o Alto Patrocínio do seu fundador, Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, para promover a arquitectura e o urbanismo tradicionais.

A rede global inclui unidades em 27 países: Alemanha, Austrália, Afeganistão, Albânia, Canadá, Cuba, Chipre, Espanha, Estados Insulares, Escandinávia, Egipto, Estónia, Estados Unidos da América, Filipinas, Itália, Índia, Irão, Irlanda, Montenegro, Nigéria, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Roménia e Rússia.


Território Nacional e Economia em debate

Em colaboração com os Urbanistas de Portugal (AUP), os municípios do Porto e Sintra e o Instituto de Gestão e Administração pública, a Fundação Serra Henriques realizou dois seminários dedicados aos Planos Territoriais e o Congresso Ibero-Americano de Urbanismo. Na sequência destes eventos foi editada a Carta de Sintra e o livro Sociedade e Território.

A atualidade do tema e a dimensão deste problema convocam à participação empenhada dos Municípios, do Estado, das instituições financeiras, das empresas de construção civil ou de promoção imobiliária e dos urbanistas, na procura de soluções. Só o estudo e a reflexão interdisciplinar contribuirão para o avanço do conhecimento teórico e prático do urbanismo, indispensável para criarmos uma relação socio-territorial harmoniosa, financeiramente segura e economicamente sustentável.


Congresso Europeu da Habitação

Habitação e Estado Social em tempos de mudança, Políticas de Regeneração Urbana e Desenvolvimento Territorial

Ao abrigo do protocolo celebrado com o Comité Português de Coordenação da Habitação Pública, a Fundação Serra Henriques teve o maior prazer em apoiar a realização do Congresso Europeu da Habitação em Lisboa, em parceria com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e Câmara Municipal de Lisboa.

O congresso, que teve lugar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, envolveu dezenas de instituições e universidades europeias convidadas pela Federação Europeia de Habitação Pública (Housing Europe), a par de seiscentos participantes e investigadores de todo o mundo.

A realização do evento em Portugal mereceu os Altos Patrocínios de Suas Excelências o Presidente da República e Presidente da Assembleia da República.


Conferência internacionais Like Culture

Associação de Cidades e Regiões Europeias para a Cultura - LIKE Culture -

A Fundação Serra Henriques, representante institucional desta organização em Portugal, participa regularmente na organização das conferências e encontros de networking que se realizam ao longo do ano e em diferentes cidades da União Europeia.

A Associação das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura foi criada em 1994 pela Comissão Europeia e Ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, sendo formada actualmente por 112 membros de 25 países.


Encontro Europeu de Autarcas, Lisboa 2017

Em Maio de 2017 a Fundação Serra Henriques organizou, juntamente com os municípios de Lisboa e Almada, o encontro das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura (LIKE Culture) na região de Lisboa com o apoio do Comité Europeu das Regiões e do Governo de Portugal. Este encontro, dedicado à cooperação e aos caminhos para uma Europa unida, contou com a participação de 60 representantes de autarquias, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades culturais e instituições europeias.

Os dois munícipios-membros da rede LIKE Culture apresentaram as suas linhas estratégicas da política cultural e projetos locais que se distinguem por assentar ou procurar colaboração transnacional.

A direcção da rede europeia enquadrou estas iniciativas nas vantagens de participação na rede, como a identificação de parceiros ou financiamento da UE.

Durante as sessões os delegados colocaram questões e desafios locais nos domínios da colaboração territorial e políticas culturais, com respostas directas do Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe de Castro Mendes, e do novo Presidente do Comité Europeu das Regiões, Karl-Heinz Lambertz.


Biomedical Congress 2018

A Fundação Serra Henriques é parceiro institucional do Biomedical Congress que reúne alunos de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica e Bioengenharia.

Durante 4 dias são abordados temas emergentes na comunidade científica, quer de carácter transversal quer específicos a cada um dos cinco cursos. Conta com uma programação diversa e inovadora, incluindo workshops, palestras, conferências, e mesas redondas.

O congresso decorre entre os dias 15 e 18 de Março de 2018 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.


Plano Lisboa

Ao longo de um mês o Polo Cultural Gaivotas da Câmara Municipal de Lisboa acolheu um conjunto de colóquios com o apoio da Fundação Serra Henriques.

Luís Santiago Baptista, Gonçalo M. Tavares, Mário Caeiro e Catarina Pombo Nabais foram os comissários convidados para debater a relação da arte contemporânea com o espaço público, a arquitectura e urbanismo, os sistemas de comunicação, as diferentes comunidades urbanas, as políticas colaborativas e o desenvolvimento das cidades.

O Plano Lisboa tem o objectivo de criar sinergias e mecanismos de aproximação da comunidade e reforço da identidade cultural, utilizando a produção artística contemporânea e a arquitectura como meio de comunicação, debate alargado e construção cívica. É um programa alargado de arte contemporânea que se propõe pensar a produção cultural na sua relação com a cidade, num diálogo com os factores sociais, históricos e arquitectónicos que a constituem. 


European Forum for Architecture Policies

(Tallinn, Estónia)

A Fundação Serra Henriques participou no último encontro do Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando governança pública, cultura e educação.

Entre vários objectivos este Fórum visa difundir e partilhar conhecimentos e boas prácticas no domínio das políticas urbanas e ordenamento dos territórios.

O encontro internacional decorreu nos dias 21 e 22 de Setembro de 2017 em Tallinn, integrado na presidência da Estónia da União Europeia.


Conferência Docomomo Internacional

A Fundação Serra Henriques, enquanto Parceiro Institucional do Docomomo International, anuncia a realização da 14.ª conferência internacional Docomomo - Comité Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Espaços Públicos.

A conferência decorre na Fundação Calouste Gulbenkian entre 6 e 9 de Setembro, sob o tema "Adaptive Re-use. The Modern Movement Towards the Future", e inclui um programa de mesas-redondas, 'workshops' e visitas a edifícios e estruturas urbanas, no centro e norte do país.

O tema foca-se na conservação e reutilização de edifícios, promovendo e divulgando as técnicas apropriadas e métodos de conservação para explorar e desenvolver novas ideias para "um ambiente construído sustentável no futuro, baseado nas experiências do passado".

Os arquitectos Álvaro Siza Vieira, Rem Koolhaas, Joan Busquets, Juhani Pallaasma, Winfried Brenne, João Gomes da Silva, João Luís Carrilho da Graça estão na lista dos conferencistas.


Congresso Europeu de jovens cientistas 2017

A Fundação Serra Henriques, a Câmara Municipal do Porto e a Ordem dos Médicos são os parceiros institucionais do congresso Europeu de jovens cientistas que conta com a participação de quatrocentos jovens investigadores das áreas biomédicas e de 25 nacionalidades.

O objetivo principal é reunir cientistas de classe mundial no Porto que apresentarão grandes descobertas em diferentes áreas: Medicina Interna, Cirurgia, Oncologia, Biologia Molecular, Fisiologia, Neurociências e Imunologia. 

O congresso tem lugar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre os dias 14 e 17 de Setembro sob o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e do Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação.


ONU-Habitat III

A Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (UN-HABITAT III) realiza-se num ciclo de cada 20 anos e terá lugar no Equador em 2017.

A Federação Europeia da Habitação Pública (Housing Europe) estará representada pelo seu presidente do comité social e presidente do Comité Português da Habitação Pública, João Carvalhosa, parceiro da Fundação Serra Henriques na ENHR, a quem desejamos os maiores sucessos nesta missão representativa.

Trata-se do momento mais relevante e decisivo no debate e definição das políticas mundiais sobre a demografia urbana, a habitação, o planeamento do território, economia e ambiente.

Perante os enormes problemas e desafios que se colocam aos Estados Membros, espera-se que desta importante reflexão possa resultar uma Nova Agenda Urbana para o séc. XXI, renovando o compromisso político no sentido de um verdadeiro desenvolvimento urbano coeso e sustentável.


XI Bienal Ibérica del Patrimonio Cultural

A Fundação Serra Henriques representou, nesta Bienal Ibérica, a Associação de Cidades e Regiões Europeias para a Cultura (LikeCulture.EU).

A Fundação Serra Henriques, enquanto parceiro de implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, promoveu uma conferência de divulgação desta política pública.


Exposição de Património Arquitectónico Português
lugares em estado latente

A Fundação Serra Henriques é entidade parceira na organização desta mostra expositiva e na respectiva publicação de conteúdos sob a curadoria de Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista.
A exposição parte de uma "viagem ao invisível" porque aborda lugares abandonados de elevado valor patrimonial e que existem na sombra, inacessíveis ou inapreensíveis.
São quinze casos de estudo no território nacional apresentados sob a forma de documentos, desenhos, telas ou maquetas originais, filmes e fotografias de uma centena de autores (arquitectos, geógrafos, historiadores, artistas, antropólogos, fotógrafos e cineastas).

A iniciativa tem o apoio do Ministério da Cultura e será apresentado ao público durante todo o mês de Agosto de 2017 no Teatro Thalia em Lisboa, cedido pelo Ministério da Educação.


Archizines World Tour

Exposição na Fundação Serra Henriques

A Fundação Serra Henriques acolheu a maior exposição mundial de publicações independentes de arquitectura, sob a curadoria de Elias Redstone e integrada na programação da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
A exposição Archizines, iniciada em colaboração com a Architectural Association, é composta por uma centena de revistas de arquitectura, entrevistas-vídeo, fanzines e outras publicações de 22 países.

Editadas por arquitectos, urbanistas e académicos, estas publicações oferecem novas plataformas para críticas, comentários e pesquisas sobre os espaços que habitamos e a prática da arquitectura. É uma mostra expositiva é uma importante reflexão sobre o discurso arquitectónico, relevando o impresso na era digital.