Prémio Ibérico de Arquitectura Tradicional

O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional tem como objetivo divulgar o valor da arquitetura tradicional como ponto de referência para a arquitetura atual. Através dele, são reconhecidas desde 2012 as trajetórias profissionais que se destacaram neste domínio, no território de Espanha e Portugal, e que contribuíram especialmente para a continuidade da tradição arquitetónica, tanto na restauração do património arquitetónico e urbano como na realização de obras novas, que sendo baseados nas tradições locais, sejam capazes de integrar-se harmoniosamente nos respetivos conjuntos.

Este prémio foi atribuído pela primeira vez em Outubro de 2012. Em 2017, graças à colaboração da Fundação Serra Henriques, e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, o prémio foi também ampliado a Portugal, sendo concedido a profissionais que exercem a profissão em qualquer um dos dois países. Até 2021 a premiação era anual, mas a partir de agora será bienal.

O Prémio é convocado pela Fundação Culturas construtivas Tradicionais, graças ao apoio da INTBAU Espanha, INTBAU Portugal, Kalam, da Fundação Serra Henriques, da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando e da Ordem dos Arquitetos e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal. Tudo Graças a Richard H. Driehaus.

Vencedores do Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional desde 2012

LEOPOLDO GIL CORNET
Prémio Rafael Manzano 2012

Prémio Ibérico de Nova Arquitectura Tradicional 2023

O Prémio Rafael Manzano foi criado em 2012 para o território de Espanha e, em 2017, a Fundação Serra Henriques implementou em Portugal com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Trata-se do maior prémio de arquitectura da Península Ibérica, no valor de cinquenta mil euros.

Entre as muitas obras que realizou em Portugal, podemos destacar o Hotel Six Senses, onde ao longo de mais de 30 anos transformou uma antiga quinta num complexo hoteleiro de prestígio internacional, acrescentando e transformando vários volumes que ligam as estruturas originais, bem como embelezando-as e restaurando-as.

Destaca-se também a Quinta do Pinho, onde realizou um importante trabalho de recomposição e restauro da casa antiga, através da adição de elementos (escadas, alpendres ou vãos) e volumes que respeitam a linguagem arquitetónica local.

O Prémio Rafael Manzano de nova arquitectura tradicional é entendido como uma oportunidade de valorização das singularidades culturais do nosso território e, em 2023, foi atribuído ao arquitecto Luís Rebelo de Andrade pelo seu forte compromisso em preservar as tradições arquitectónicas que moldam a identidade de cada lugar.

A cerimónia teve lugar no Palácio da Cidadela da Presidência da República.

EDIÇÕES ANTERIORES Prémio Ibérico de Nova Arquitectura Tradicional

A nova Arquitectura Tradicional

Em pleno séc. XXI, a nova arquitectura tradicional pode ser a resposta às necessidades dos nossos centros urbanos e do território nacional que enfrenta sérios desafios, especialmente na utilização sustentável de recursos em cada região. É um tipo de arquitectura que aposta no uso de matérias primas e mão-de-obra locais, favorecendo a economia, a fixação de população jovem e a conservação do património cultural.