Educação e Cidadania
Educação para a Saúde Pública
Através da colaboração com a Direcção-Geral da Saúde, Faculdades de Medicina e Centros Hospitalares, a Fundação apoia a organização de conferências, congressos, núcleos de investigação e a divulgação de boas práticas em Saúde Pública.
Cooperação com a Academia
No âmbito dos programas plurianuais a Fundação colabora com todas as universidades portuguesas. Tal é fundamental para a excelência do Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura (Archiprix Portugal), para a intervenção no património ferroviário desactivado ou a organização anual do Congresso Europeu de Jovens Cientistas (YES Meeting) e é um compromisso estratégico da Fundação no envolvimento da Academia em todos as iniciativas no âmbito do Território, Património Cultural, Cidadania e Saúde Pública.
Do mesmo modo e fora do domínio nacional, a Fundação estabelece pontos de cooperação académica com universidades internacionais. Especial destaque para o Programa de Apoio à Edição que inclui a distribuição gratuita de livros e publicações pelas mais representativas universidades e centros de investigação do mundo.
Promoção do Sucesso Escolar
No quadro das orientações de política educativa, a Fundação Serra Henriques colabora com escolas do ensino básico, secundário e superior, em articulação com as tutelas e ordens profissionais, para identificar melhorias nas práticas educativas, combater o abandono precoce e promover o sucesso escolar.
Destaque para a colaboração com a Escola dos Mestres de Ensino Recorrente em programas de Português para Estrangeiros (OIM: 1998-2000), Orientação Vocacional (2001-2003), Desporto para a Integração (2004-2010) e Educação para a Cidadania (2018-2020).
Migrações, Inclusão e Regeneração Urbana
Em parceria com municípios, ONGs e entidades locais, a Fundação Serra Henriques desenvolve iniciativas integradas em territórios urbanos. Trata-se de uma intervenção multidisciplinar para mitigar flagelos sociais e contribuir para soluções estruturais nos domínios urbanístico, sociológico, cultural e educativo.
A Fundação colabora desde 1998 com a Escola dos Mestres de Ensino Recorrente em planos diversos para a inclusão social e promoção do sucesso escolar. Destacam-se os programas de Orientação Vocacional, Desporto para a Integração, Educação para a Cidadania e Português para Estrangeiros (em colaboração com a OIM - Organização Internacional para Migrações). Nos domínios da intervenção social são realizadas anualmente cerca de vinte acções de intervenção conjunta com freguesias e centros paroquiais.
Em 2018 a Fundação apoiou a organização do projecto PLANO LISBOA com o objectivo de criar sinergias e mecanismos de aproximação da comunidade e reforço da identidade cultural, utilizando a produção artística contemporânea e a arquitectura como meio de comunicação, debate alargado e construção cívica.
Em 2019 foi iniciado um conjunto de iniciativas para criar residências de estudantes na área metropolitana de Lisboa.
Promoção da Leitura
A Fundação Serra Henriques colabora com o Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) e com o Plano Nacional de Leitura enquanto contributo para o acesso plural ao conhecimento e ao enriquecimento cultural.
Todos os livros e publicações da Fundação são gratuitos e editados em cooperação com os parceiros técnicos e institucionais em cada domínio.
O Programa de Apoio à Edição da FSH selecciona teses de mestrado e doutoramento realizadas no universo das universidades portuguesas. O programa visa a divulgação de projectos originais de referência e de boas práticas.