EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Sensibilizar as novas gerações para a compreensão dos desafios sociais e urbanos, do território e do ambiente construído, potenciando o desenvolvimento das competências, sentido crítico, autonomia e conhecimento, como forma de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

A PNAP foi aprovada pelo Conselho de Ministros em 2015 no âmbito das políticas de ordenamento do território, para promover a concepção arquitectónica e urbanística num ambiente construído com qualidade e identidade local, preservar a melhoria da qualidade do património construído e fazer uma gestão criativa e partilhar políticas exemplares de construções públicas. O diploma prevê o desenvolvimento de programas específicos para a implementação da PNAP, que a Fundação Serra Henriques tem desenvolvido em cooperação com a Direcção-Geral do Património Cultural, a Direcção-Geral do Território, a Ordem dos Arquitectos e a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas.

A Educação é um pilar estatutário da Fundação Serra Henriques. É uma aposta em Escolas Transformadoras para fomentar uma mudança sistémica no ensino para a capacitação e para a cidadania, reforçando o papel das organizações da sociedade civil nas políticas públicas e na promoção de uma comunidade mais envolvida.

A Fundação Serra Henriques, enquanto parceiro de implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP), colabora com a Escola Secundária Padre António Vieira e a Escola dos Mestres de Ensino Recorrente (EM) para estudar a integração destas temáticas nos programas escolares e estimular uma cultura de cidadania.

O objectivo deste projecto é sensibilizar os alunos para a importância da paisagem e do património edificado na qualidade de vida das pessoas, reconhecendo o valor dos espaços onde vivemos e preparar para os desafios que se colocam ao território, numa atitude de participação activa.

Pretende-se, sobretudo, desenvolver as competências com uma metodologia que possa promover nos alunos a utilização da criatividade na resolução de problemas apresentados em aula e estimular o sucesso escolar e trabalho colaborativo, o aumento de auto-estima e espírito crítico.