Cooperação Europeia

New Ways

A iniciativa NEW WAYS reúne faculdades de arquitetura portuguesas e norueguesas para o estudo de novas utilizações e propostas de carácter sustentável e estratégico para antigas estações ferroviárias desativadas em Portugal.

Uma centena de antigas estações ferroviárias desativadas nas últimas décadas, precisam de reabilitação e de uma nova vida para estimular a dinâmica social e económica numa significativa parte do território.

A iniciativa NEW WAYS, financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, reúne faculdades de arquitetura portuguesas e norueguesas para o estudo de novas utilizações e propostas de carácter sustentável e estratégico para este vasto património cultural, em muitos casos disperso e isolado.

Representação Nacional das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura

A Fundação Serra Henriques representou em Portugal, até 2019, a Associação das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura. A organização foi criada em 1994 pela Comissão Europeia, Ministros da Cultura e dos Negócios Estrangeiros.

A missão portuguesa foi de representação institucional no quadro da Cooperação Europeia para fortalecer a colaboração entre membros e estimular a participação activa dos municípios em projectos de dimensão transnacional, valorizando a identidade e o património cultural português para o desenvolvimento regional integrado.

Parceria com a Associação de Regiões Europeias Fronteiriças

A Fundação Serra Henriques colabora regularmente com esta organização europeia que reúne 102 governos regionais nas fronteiras de todos os Estados da Europa.

As regiões portuguesas integrantes são representadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

Desde 2012 que a Fundação participa, enquanto parceiro estratégico, em projectos conjuntos e encontros internacionais para estimular a cooperação transfronteiriça e descentralizada.

Em Abril de 2018 a Fundação Serra Henriques integra a comissão organizadora do Congresso Europeu da AEBR para a Cooperação Cultural que terá lugar na Alemanha.

Fórum Europeu para as Políticas da Arquitectura

A Fundação Serra Henriques participa desde 2013 no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura (EFAP) dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando Governança, Cultura e Educação.
O Fórum teve origem numa conferência internacional em 1997, sob a presidência holandesa da União Europeia, que juntou representantes de governos europeus, instituições culturais e ordens profissionais para partilhar experiências e perspectivas sobre Políticas de Arquitectura na UE. Desde então foram realizados encontros semestrais sob a organização do Estado-Membro que preside à EU.

Actualmente, e no quadro da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, a Fundação Serra Henriques colabora com a Comissão de Acompanhamento desta política pública, para assegurar a participação portuguesa neste Fórum Europeu.

Participação no Comité Europeu das Regiões

No âmbito das iniciativas de cooperação europeia a Fundação Serra Henriques participa regularmente nas conferências do Comité das Regiões destinadas ao envolvimento das diversas organizações da sociedade civil que se dedicam às problemáticas da vida urbana, do desenvolvimento regional e da proximidade dos cidadãos nos diferentes níveis de governação.

Neste domínio a Fundação Serra Henriques constrói e desenvolve redes de colaboração com vista à elevação de iniciativas locais para uma dimensão transnacional.

Encontros das presidências rotativas da União Europeia

A Fundação Serra Henriques integra desde 2013 as delegações portuguesas em encontros realizados pelas presidências rotativas do Conselho da União Europeia, nos domínios das Políticas Culturais, da Arquitectura, Urbanismo e Cooperação Territorial.

Em 2015, sob a Presidência do Luxemburgo, participou na conferência anual do programa de cooperação territorial Interreg.

Em 2016, sob a Presidência dos Países Baixos, a Fundação Serra Henriques participou na rede do Observatório Europeu para o Desenvolvimento Territorial (ESPON) onde estiveram presentes 128 delegados de todos os Estados Membros. Nesta ocasião a Fundação apresentou o projecto de Valorização dos Recursos Culturais e Naturais do Espaço Atlântico que foi submetido à Comissão Europeia no âmbito do Programa Interreg Atlantic Area.

Em 2017, 2018 e 2019, sob as presidência de Malta, Estónia, Áustria e Roménia, a Fundação Serra Henriques participou no fóruns europeus das políticas de arquitectura.

Participação no Fórum Europeu da Cultura

A Fundação Serra Henriques participa desde 2013 no Fórum Cultural Europeu organizado pela Comissão Europeia. A edição de 2017 realizou-se nos dias 7 e 8 de Dezembro em Milão e foi dedicada ao lançamento do Ano Europeu do Património Cultural. O evento foi inaugurado pelo Presidente do Parlamento Europeu e contou com a participação de vinte delegados de Portugal representantes do governo, fundações e instituições culturais.

2018 | Ano Europeu do Património Cultural vai dar destaque à riqueza do património cultural da Europa, salientando o seu papel na promoção de um sentimento partilhado de identidade e na construção do futuro da Europa.

O Comissário Europeu responsável pela Educação, Cultura e Juventude, que abriu oficialmente o Ano Europeu do Património Cultural, afirmou: «O património cultural está no cerne do modo de vida europeu. Define quem somos e cria um sentimento de pertença. O património cultural não é apenas composto por literatura, arte e objectos, mas também pelas competências aprendidas, as histórias contadas, os alimentos que consumimos e os filmes que vemos. Precisamos de preservar e apreciar o nosso património cultural para as gerações futuras. Este ano de comemorações será uma magnífica oportunidade para encorajar os cidadãos, em especial os jovens, a explorar a riqueza da diversidade cultural europeia e a reflectir sobre o lugar que o património cultural ocupa nas nossas vidas. Permite-nos compreender o passado e construir o futuro.»

O Fórum Europeu da Cultura é um evento que aumenta a visibilidade da cooperação cultural europeia, reúne os principais intervenientes do sector, faz o ponto da situação relativamente à Agenda Europeia para a Cultura e promove o debate sobre a política e as iniciativas da UE na área da cultura.

Para além do lançamento do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Fórum deste ano reflectiu sobre o papel da cultura para enfrentar desafios europeus e mundiais, bem como sobre o contributo da cultura e da criatividade para o desenvolvimento socioeconómico local e regional.