MIGRAÇÕES, INCLUSÃO E REGENERAÇÃO URBANA

A regeneração urbana é muito mais do que apenas a reabilitação de edifícios e espaços exteriores bem como a correcção das infraestruturas básicas instaladas e outras fundamentais para se interagir em rede dentro e fora de casa, do bairro, da cidade, do país.

Entendemos a regeneração urbana e a intervenção integrada como uma promoção de coesão social: integração geracional, económica e cultural com respeito por valores de excepção decorrentes de uma tradição caracterizadora das comunidades locais.

A publicação "Critical Cities" permitiu documentar e conservar conteúdos, projectos e conclusões, contribuindo, assim, para a bibliografia e a História da Arte e a sua relação com a cidade, aliando o registo da realidade actual dos territórios urbanos da capital portuguesa, sob o formato de imagens, textos e artigos participados.

Em parceria com municípios, ONGs e entidades locais, a Fundação Serra Henriques desenvolve iniciativas integradas em territórios urbanos. Trata-se de uma intervenção multidisciplinar para mitigar flagelos sociais e contribuir para soluções estruturais nos domínios urbanístico, sociológico, cultural e educativo.

• A Fundação colabora desde 1998 com a Escola dos Mestres de Ensino Recorrente em planos diversos para a inclusão social e promoção do sucesso escolar. Destacam-se os programas de Orientação Vocacional, Desporto para a Integração, Educação para a Cidadania e Português para Estrangeiros (em colaboração com a OIM - Organização Internacional para Migrações).
  • Nos domínios da intervenção social são realizadas anualmente cerca de vinte acções de intervenção conjunta com freguesias e centros paroquiais.
  • Em 2018 a Fundação apoiou a organização do projecto PLANO LISBOA com o objectivo de criar sinergias e mecanismos de aproximação da comunidade e reforço da identidade cultural, utilizando a produção artística contemporânea e a arquitectura como meio de comunicação, debate alargado e construção cívica.
  • Em 2019 foi iniciado um conjunto de iniciativas para criar residências de estudantes na área metropolitana de Lisboa.

O Plano Lisboa é um programa alargado de arte contemporânea que se propõe pensar a produção cultural na sua relação com a cidade, num diálogo com os factores sociais, históricos e arquitectónicos que a constituem. Este projecto explora ainda novas possibilidades para uma prática cultural que possa responder de forma criativa aos desafios sociais e urbanos, bem como contribuir para o crescimento sustentável da cidade.

// lugares