Fórum Europeu da Cultura 2017

A Fundação Serra Henriques participa desde 2013 no Fórum Cultural Europeu organizado pela Comissão Europeia. A edição de 2017 realizou-se nos dias 7 e 8 de Dezembro em Milão e foi dedicada ao lançamento do Ano Europeu do Património Cultural. O evento foi inaugurado pelo Presidente do Parlamento Europeu e contou com a participação de vinte delegados de Portugal representantes do governo, fundações e instituições culturais.  

2018 | Ano Europeu do Património Cultural vai dar destaque à riqueza do património cultural da Europa, salientando o seu papel na promoção de um sentimento partilhado de identidade e na construção do futuro da Europa.

O Comissário Europeu responsável pela Educação, Cultura e Juventude, que abriu oficialmente o Ano Europeu do Património Cultural, afirmou: «O património cultural está no cerne do modo de vida europeu. Define quem somos e cria um sentimento de pertença. O património cultural não é apenas composto por literatura, arte e objectos, mas também pelas competências aprendidas, as histórias contadas, os alimentos que consumimos e os filmes que vemos. Precisamos de preservar e apreciar o nosso património cultural para as gerações futuras. Este ano de comemorações será uma magnífica oportunidade para encorajar os cidadãos, em especial os jovens, a explorar a riqueza da diversidade cultural europeia e a reflectir sobre o lugar que o património cultural ocupa nas nossas vidas. Permite-nos compreender o passado e construir o futuro.»

O Fórum Europeu da Cultura é um evento que aumenta a visibilidade da cooperação cultural europeia, reúne os principais intervenientes do sector, faz o ponto da situação relativamente à Agenda Europeia para a Cultura e promove o debate sobre a política e as iniciativas da UE na área da cultura.

Para além do lançamento do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Fórum deste ano reflectiu sobre o papel da cultura para enfrentar desafios europeus e mundiais, bem como sobre o contributo da cultura e da criatividade para o desenvolvimento socioeconómico local e regional.