Prémio Ibérico de Nova Arquitectura Tradicional

O Prémio Rafael Manzano foi criado em 2012 para o território de Espanha e, em 2017, a Fundação Serra Henriques e a Ordem dos Arquitectos implementaram em Portugal com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa. O Prémio foi entregue, em 2019, por Sua Alteza Real o Duque de Calábria na Real Academia de Belas Artes em Madrid e os vencedores foram homenageados no Palácio da Cidadela da Presidência da República.

O Prémio Rafael Manzano de nova arquitectura tradicional é entendido como uma oportunidade de valorização das singularidades culturais do nosso território e, em 2019, foi atribuído aos arquitectos Alberto Nunes e António Braga pelo seu forte compromisso em preservar as tradições arquitectónicas portuguesas e o uso de materiais naturais com técnicas de construção que moldam a identidade de cada lugar.

O Prémio Ibérico de Arquitectura Tradicional é organizado pelas delegações de Portugal e Espanha da INTBAU (Rede Internacional para a Arquitectura Tradicional), criada e patrocinada por Sua Alteza Real o Príncipe de Gales. Trata-se do maior prémio ibérico de arquitectura e pretende distinguir a obra daqueles que mais contribuem para a reabilitação ou construção nova de edifícios e conjuntos urbanos com a utilização de materiais e ofícios de tradição local. A atribuição do prémio deve-se a generosidade da Fundação Richard H. Driehaus e à colaboração da Casa da Arquitectura, Conselho Superior de Arquitectos de Espanha e Colégio do Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos de Portugal.

Cerimónias do Prémio Rafael Manzano

A nova Arquitectura Tradicional

Em pleno séc. XXI, a nova arquitectura tradicional pode ser a resposta às necessidades dos nossos centros urbanos e do território nacional que enfrenta sérios desafios, especialmente na utilização sustentável de recursos em cada região.  É um tipo de arquitectura que aposta no uso de matérias primas e mão-de-obra locais, favorecendo a economia, a fixação de população jovem e a conservação do património cultural.