Prémio Ibérico de Nova Arquitectura Tradicional

O Prémio Rafael Manzano foi criado em 2012 para o território de Espanha e, em 2017, a Fundação Serra Henriques e a Ordem dos Arquitectos implementaram em Portugal com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

Trata-se do maior prémio de arquitectura da Península Ibérica, no valor de 50.000 euros.


The International Network for Traditional Building, Architecture and Urbanism (INTBAU) is a global network dedicated to creating better places to live through traditional building, architecture, and urbanism. INTBAU works under the patronage of the founder, The former Prince of Wales.

It is so heartening to see the strength of the INTBAU network and its unique ability to draw together such diverse knowledge and expertise in the fields of building, architecture, and urbanism."
H.R.H. The Prince of Wales, 2015

O Prémio Rafael Manzano de nova arquitectura tradicional é entendido como uma oportunidade de valorização das singularidades culturais do nosso território e, em 2021, foi atribuído ao arquitecto Sergi Bastidas pelo seu forte compromisso em preservar as tradições arquitectónicas e o uso de materiais naturais com técnicas de construção que moldam a identidade de cada lugar. Em 2017 e 2019 foram galardoados os arquitectos portugueses José Baganha, Alberto Castro Nunes e António Maria Braga.

O Prémio Ibérico de Arquitectura Tradicional é organizado pelas delegações de Portugal e Espanha da INTBAU (Rede Internacional para a Arquitectura Tradicional), criada e patrocinada pelo Rei Carlos III de Inglaterra. O galardão distingue a obra daqueles que mais contribuem para a reabilitação ou construção nova de edifícios e conjuntos urbanos com a utilização de materiais e ofícios de tradição local. A atribuição do prémio deve-se a generosidade da Fundação Richard H. Driehaus e à colaboração do Conselho Superior de Arquitectos de Espanha e Colégio do Património Arquitectónico da Ordem dos Arquitectos de Portugal.


ROYAL FOUNDING PATRON
ROYAL FOUNDING PATRON

Comemorações do Prémio Rafael Manzano (2012-2021)



A nova arquitectura tradicional

Em pleno séc. XXI, a nova arquitectura tradicional pode ser a resposta às necessidades dos nossos centros urbanos e do território nacional que enfrenta sérios desafios, especialmente na utilização sustentável de recursos em cada região.  É um tipo de arquitectura que aposta no uso de matérias primas e mão-de-obra locais, favorecendo a economia, a fixação de população jovem e a conservação do património cultural.