Prémio para a defesa dos Direitos Humanos

Festival IndieLisboa 2020

O filme "Douma Underground", de Tim Alsiofi, é o grande vencedor do Prémio Amnistia Internacional do IndieLisboa 2020, patrocinado pela Fundação Serra Henriques desde 2006.

O Prémio tem como objectivo distinguir filmes que contribuam para alargar a capacidade de compreensão do espectador relativamente a aspectos relacionados com a dignidade e direitos humanos.

"Incrível como se consegue em tão pouco tempo e com poucos meios fazer-nos sentir que estamos a viver a vida de outras pessoas, e que vida. Este documentário mostra um povo que já tinha de usar máscaras muito antes desta pandemia, e o motivo não é menos triste, talvez até é mais, porque é causado por nós. Em cenário de guerra, somos apresentados a abrigos em prédios debaixo de fogo. Aí, conhecemos famílias que já estão tão habituadas a esta situação que fazem a sua vida normal. Uma obra dura e crua, que não precisa de truques para nos fazer ficar colado do princípio ao fim."

O IndieLisboa mostra obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome.