Prémio para Universidades

Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista

O Prémio, que foi entregue no dia 19 de Maio de 2018 na Casa da Arquitectura, distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista, destacando um colectivo de projectos que espelha os desafios e as aspirações de cada candidato, orientador e instituição de ensino.

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, Universidades, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Casa da Arquitectura, Docomomo Internacional, Associação de Urbanistas Portugueses e a Associação de Arquitectos Paisagistas.

O galardão distingue a excelência do ensino português e projecta os jovens arquitectos para o início das suas carreiras profissionais. Para tal, as entidades instituidores e parceiras estabelecem acordos com entidades relevantes na divulgação dos novos talentos da Arquitectura, conferindo-lhes visibilidade internacional e exposição pública privilegiada.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix constituída pelos prémios nacionais da Holanda, Espanha, Chile, Alemanha, Turquia, Itália, Índia, Rússia, Balcãs e Europa Central (Áustria, Bósnia Herzegovina, Hungria e Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global - Archiprix Internacional.

www.archiprix.pt