Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista

O prémio de 2020 foi entregue na Oficina de Artes e Ofícios da Fundação Serra Henriques em Porto Brandão.

O vencedor foi o jovem arquitecto Pedro Brito da Universidade de Évora, sob orientação do Professor João Dias Soares, com o projecto "Vila da Fuzeta, entre o Mar e a Terra".

O Prémio distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso um colectivo de projectos que espelha os desafios e as aspirações de cada candidato, orientador e instituição de ensino.

O Prémio teve o seu início em Portugal em 2012 com a assinatura de um protocolo entre a Fundação Serra Henriques e a Fundação Archiprix, destinando-se a distinguir os melhores trabalhos de Mestrado em Arquitectura de todas as faculdades portuguesas.
Graças ao imediato empenho na participação e matriz inovadora de professores e alunos em Arquitectura, Urbanismo e Paisagismo, o Prémio é reconhecido como o principal galardão nacional para jovens arquitectos e retrato do melhor do ensino nestes domínios.

www.archiprixportugal.org

A Fundação S.H. todos os anos reforça a abrangência do Prémio, em estreita colaboração com todas as Universidades, Institutos Superiores, Ordem dos Arquitectos, Associação Portuguesa de Urbanistas, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Casa da Arquitectura e DoCoMoMo Internacional, potenciando-o através de parcerias com entidades da Administração Pública, Educação e Cultura, conferindo assim maior exposição ao perfil de todos os finalistas.
A FSH edita e distribui gratuitamente um anuário com os projectos nomeados, seus autores e tutores, os quais não só foram considerados por cada instituição como os mais representativos da qualidade de ensino da Arquitectura em Portugal, como passaram o crivo criterioso dos painéis de Júri constituídos por eminentes profissionais destas áreas.

Membros do Júri Nacional: