PORTUGAL, património e identidade

A Fundação Serra Henriques, enquanto parceiro de implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, editou este folheto de sensibilização que foi distribuído pela Direcção-Geral do Património Cultural junto de institutos públicos, escolas, museus e monumentos.

"Implementar a excelência nas intervenções arquitetónicas e de ordenamento das áreas urbanas e rurais, garantindo que são planeadas e executadas em respeito pelo património cultural e natural.

(... ) Ao olhar para as práticas tradicionais, saberemos referenciar mais sabiamente o futuro (...) para a criação de emprego, para a promoção do turismo e economia nacionais.

( ...) Estimular o sentido de pertença, de identidade e de responsabilidade dos indivíduos perante a comunidade e o território.

(... ) Proteger e valorizar o património e as paisagens culturais é perpetuar e transmitir para o futuro a mensagem e o conhecimento do passado.

(...) a criação e a implementação de uma política pública de arquitectura e da paisagem constitui-se como um desígnio de Portugal.