Oficinas de Porto Brandão

Ensaios de acabamentos naturais para madeiras e metais

13, 14 e 15 de Maio | OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS | PORTO BRANDÃO

Sessão prática de introdução à formulação e aplicação de acabamentos de origem florestal para madeiras e metais.

A exploração de subprodutos florestais e a sustentabilidade da construção são conceitos intimamente ligados que outrora integraram tanto a construção de edificações quanto a construção naval. Estas técnicas ditas "tradicionais" constituem hoje um valioso receituário de economia circular.

Nesta oficina vamos abordar algumas técnicas de acabamento de madeiras e metais com base em galhas de carvalho, ceras vegetais, cera de abelha, resinas animais e vegetais, óleos e outros recursos agro-florestais. Vamos explorar desde a preparação da madeira até à preparação dos ingredientes, à sua mistura e aplicação.

A oficina tem um caráter prático e experimental sendo indicada para estudantes e profissionais com interesse no desenvolvimento de tratamentos artesanais para madeiras e metais.

Formadores:

Arlindo Silva (Universidade.Católica)

Augusto Silva (mestre artesão, oficina Pedrêz)

Francisco Fonseca (arquiteto, oficina Pedrêz)

Edmundo Silva (mestre artesão, Fundação S.H.)

Jorge Santos (mestre artesão, Fundação S.H.)