Programa de Apoio à Edição 2017

ÂMBITO

No âmbito da cooperação entre a Fundação Serra Henriques, a Associação de Regiões Fronteiriças Europeias (AEBR) e das Cidades Europeias para a Cultura (LikeCulture), decorre o Programa de Apoio à Edição, Divulgação Cultural e de Boas Prácticas sobre temas relacionados com:

Valorização da Identidade Regional e do Património Cultural • Arquitectura e Política de Cidades • Cooperação Transfronteiriça • Ordenamento do Território e Desenvolvimento Integrado

Esta iniciativa enquadra-se nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem no que à Educação para a Arquitectura diz respeito, cujo principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos, tendo em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e, consequentemente, promover uma maior participação nos processos de desenvolvimento integrado do território nacional.

DESTINATÁRIOS

Serão seleccionados para edição as teses de mestrado e de doutoramento realizadas no universo das universidades portuguesas.

O programa é de carácter educativo e visa a divulgação de projetos originais de referência e boas práticas nas regiões europeias.

Cabe exclusivamente à comissão coordenadora do programa a decisão sobre os livros a editar, estando excluídos todos os projetos já publicados anteriormente.

APOIOS

O apoio a conceder consiste na paginação, arte final, impressão e publicação gratuita nacional.

Entre todos os livros editados é distinguido anualmente um título para tradução (português-inglês) e distribuição internacional gratuita junto de universidades, centros de investigação, governos, instituições europeias, embaixadas e autoridades locais.

Plataforma Educação para a Arquitectura

• Fundação Serra Henriques