Prémio Nacional de Arquitectura

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, Universidades, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Casa da Arquitectura, Docomomo Internacional, Associação de Urbanistas Portugueses e a Associação de Arquitectos Paisagistas.

O Prémio distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista, destacando um colectivo de projectos que espelha os desafios e as aspirações de cada Candidato, Orientador e Instituição de Ensino do território nacional.

O galardão distingue a excelência do ensino português e projecta os jovens arquitectos para o início das suas carreiras profissionais. Para tal, as entidades instituidores e parceiras estabelecem acordos com entidades relevantes na divulgação dos novos talentos da Arquitetura, conferindo-lhes visibilidade internacional e exposição pública privilegiada.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix constituída pelos prémios nacionais da Holanda, Espanha, Chile, Alemanha, Turquia, Itália, Rússia e Europa Central (Áustria, Bósnia Herzegovina, Hungria e Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global - Archiprix Internacional.

www.archiprix.pt