Encontros das Presidências do Conselho da União Europeia

A Fundação Serra Henriques integra desde 2013 as delegações portuguesas em encontros realizados pelas presidências rotativas do Conselho da União Europeia, nos domínios das Políticas Culturais, da Arquitectura, Urbanismo e Cooperação Territorial.

Em 2015, sob a Presidência do Luxemburgo, participou na conferência anual do programa de cooperação territorial Interreg.

Em 2016, sob a Presidência dos Países Baixos, a Fundação Serra Henriques participou na rede do Observatório Europeu para o Desenvolvimento Territorial (ESPON) onde estiveram presentes 128 delegados de todos os Estados Membros. Nesta ocasião a Fundação apresentou o projecto de Valorização dos Recursos Culturais e Naturais do Espaço Atlântico que foi submetido à Comissão Europeia no âmbito do Programa Interreg Atlantic Area.

Em 2017, 2018 e 2019, sob as presidência de Malta, Estónia, Áustria e Roménia, a Fundação Serra Henriques participou no fóruns europeus das políticas de arquitectura.