A Fundação Serra Henriques foi instituída em 1997 com a missão estatutária de realizar e promover acções de carácter cultural, científico e educativo de interesse público nos domínios da qualidade de vida das pessoas e do ambiente.

As organizações sem fins lucrativos desempenham um papel cada vez mais relevante na sociedade, mobilizando acção privada para o bem público. A par das missões dos governos e das autoridades locais, a Fundação Serra Henriques procura ser uma instituição ágil na criação de sinergias em rede, estabelecer conexões úteis entre iniciativas de mérito e maximizar recursos, contribuindo desse modo para a eficácia e desenvolvimento global.

Mensagem da Presidente da Fundação Serra Henriques

Revisitar as realizações da Fundação Serra Henriques ao longo do ano oferece a sensação de missão cumprida enquanto contributo para o bem comum, uma obra inacabada por definição.

A relevância pública das distinções que atribuímos às universidades, aos seus eminentes estudantes, personalidades e carreiras é o reconhecimento do empenho e excelência que norteiam os projectos plurianuais da Fundação.

Doze temas destacam-se nesta revista ao ano de 2023 mas importa salientar a cooperação com a Direcção-Geral do Território na implementação de políticas nacionais e registar o alcance do programa com a Infraestruturas de Portugal, em parceria com a academia e autarquias locais.

Em jeito de votos para 2024, partilhamos o entusiasmo de observar os avanços do projecto 'Almada Innovation District', ao qual nos temos dedicado em prol do progresso daquele território tão singular e relevante para o nosso país.

Rita Pinto Coelho

A Fundação Serra Henriques tem sede no prédio nº 1 da Rua da Imprensa à Estrela, propriedade do seu fundador, Luís Serra Henriques. De frente encontra-se o palacete de São Bento mandado construir no ano de 1877 pelo comendador Joaquim Machado Cayres para sua residência familiar. Sua filha Gertrudes Cayres Serra Henriques e o marido Luís Serra Henriques não deixaram descendência, tendo este criado a Fundação com o seu nome em 1997. A propriedade de dois hectares também incluía, desde 1598, o então Convento de São Bento, hoje Assembleia da República Portuguesa. A partir de 1937 o palacete tornou-se a Residência Oficial do Primeiro-Ministro.

Galeria de imagens dos Jardins de São Bento