A Fundação Serra Henriques foi instituída em 1997 com a missão estatutária de realizar e promover acções de carácter cultural, científico e educativo nos domínios da qualidade de vida das pessoas e do ambiente.

As organizações sem fins lucrativos desempenham um papel cada vez mais relevante na sociedade, mobilizando acção privada para o bem público. A par das missões dos governos e das autoridades locais, a Fundação Serra Henriques procura ser uma instituição àgil na criação de sinergias em rede, estabelecer conexões úteis entre iniciativas de mérito e maximizar recursos, contribuindo desse modo para a eficácia das iniciativas e para o desenvolvimento global.

Mensagem da Presidente da Fundação Serra Henriques

por ocasião do lançamento do Prémio de Nova Arquitectura Tradicional

No ano em que celebra 20 anos de actividade a Fundação Serra Henriques tem a honra de, a par da 5ª edição do Archiprix Portugal - prémio académico dirigido a jovens arquitectos - implementar em Portugal o Prémio Rafael Manzano para Arquitectura Tradicional, apoiado pelo INTBAU, Fundação Richard H. Driehaus e a Ordem dos Arquitectos.

Sob os Altos Patrocínios do Presidente da República Portuguesa e do Príncipe de Gales, este prémio pretende distinguir os arquitectos que, através das suas obras, se tenham dedicado à revitalização das singularidades culturais de cada região ou cidade da Península Ibérica.

A Fundação Serra Henriques congratula-se também porque esta é mais uma iniciativa que vem ajudar a concretizar os objectivos culturais que tem prosseguido ao longo da sua diversificada intervenção, em valiosa e indispensável parceria com muitas outras instituições nacionais e europeias e que põem em prática um dos principais escopos da Organização das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura, a qual representa em Portugal.

A todos os parceiros e companheiros desejamos a continuação do bom trabalho de colaboração a favor das nossas cidades e território.

Rita Pinto Coelho