Fórum Europeu para as Políticas da Arquitectura

Em 2017, 2018 e 2019 sob as presidências de Malta, Estónia, Áustria e Roménia, a Fundação participou nas conferências dedicadas às políticas europeias da arquitectura. Nestas sessões foram apresentadas as principais acções realizadas
pelos parceiros de implementação da política pública para a arquitectura e paisagem de Portugal (Casa da Arquitectura, Fundação Serra Henriques, Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, Trienal de Arquitectura de Lisboa e MAAT).

A Fundação Serra Henriques participa desde 2013 no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura (EFAP) dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando Governança, Cultura e Educação.
O Fórum teve origem numa conferência internacional em 1997, sob a presidência holandesa da União Europeia, que juntou representantes de governos europeus, instituições culturais e ordens profissionais para partilhar experiências e perspectivas sobre Políticas de Arquitectura na UE. Desde então foram realizados encontros semestrais sob a organização do Estado-Membro que preside à EU.

Actualmente, e no quadro da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, a Fundação Serra Henriques colabora com a Comissão de Acompanhamento desta política pública, para assegurar a participação portuguesa neste Fórum Europeu.