Fórum Europeu para as Políticas da Arquitectura

A Fundação Serra Henriques participa no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando governança pública, cultura e educação.

Entre vários objectivos este fórum visa difundir e partilhar conhecimentos e boas prácticas no domínio das políticas urbanas e ordenamento dos territórios.

O fórum teve origem numa conferência internacional em 1997, sob a presidência holandesa da União Europeia, que juntou representantes de governos europeus, instituições culturais e ordens profissionais para partilhar experiências e perspectivas sobre Políticas de Arquitectura na UE. Desde então foram realizados encontros semestrais sob a organização do Estado-Membro que preside à EU.

O próximo encontro internacional decorrerá a 21 e 22 de Setembro de 2017 em Tallinn, integrado na presidência estónia da União Europeia.

Actualmente, e no quadro da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, a Fundação Serra Henriques desenvolve uma colaboração com a Ordem dos Arquitectos para assegurar a participação portuguesa neste fórum europeu.