Prémio para a defesa dos Direitos Humanos

Festival IndieLisboa 2021

O filme Radiograph of a Family é o grande vencedor do Prémio Amnistia Internacional do IndieLisboa 2021, patrocinado pela Fundação Serra Henriques desde 2006.

O Prémio tem como objectivo distinguir filmes que contribuam para alargar a capacidade de compreensão do espectador relativamente a aspectos relacionados com a dignidade e direitos humanos.

"O Júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Amnistia Internacional-Fundação SerraHenriques ao filme Radiograph of a Family, da realizadora Firouzeh Khosrovani. O filme traça um retrato profundo de um país, o Irão, a partir da reconstituição (magistral) da história da família da realizadora, desde o casamento dos pais até à atualidade. Uma família divida entre o secularismo do pai e a ortodoxia islâmica da mãe. Num mundo, e numa geografia, onde o extremismo molda, cada vez mais, o devir da sociedade, a família de Khosrovani, apesar do fosso que separa os pais, enaltece uma mensagem de tolerância, provando-nos que a religião e a secularidade, constituindo legítimas opções de vida, não têm de ser impostas, podendo, cada um de nós, em liberdade, assumir a sua própria conduta. A realizadora, crescendo no seio desta dicotomia, é bem o exemplo dessa escolha livre. Formalmente, Radiograph of a Family exibe uma expressão original, cujo esteio é a metáfora visual de uma casa que, transformada em fio condutor na narrativa, nos revela os diversos tempos políticos do Irão. O levantamento fotográfico, o arquivo visual e a sonoridade alicerçam esta magnífica viagem ao (aparentemente) inacessível espetro da tolerância."

O IndieLisboa mostra obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome.