PANCHO GUEDES

O ÉCLETICO

Este livro tem como objecto de estudo e de análise a obra do arquitecto Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes, administrador inicial da Fundação Serra Henriques. Dada a sua enorme diversidade – arquitectura (desenhos, maquetas, textos), pintura, escultura, mural – e quantidade, optámos por uma estrutura que mostra o real significado de todas estas intervenções, mas que simultaneamente as interliga.

Através destas conexões é possível ter uma visão holística de todo o percurso e vida do arquitecto. 

Mais do que uma monografia, esta investigação tenta alargar o seu campo de acção. Não seria possível estudar o arquitecto Pancho Guedes sem recorrer a um vasto conjunto de referências, situações, pessoas e lugares, mesmo que estes se tornem, por vezes, meros suportes secundários do nosso trabalho. Muito longe de ser uma "obra completa", pretende fornecer um conjunto de informação e análises que têm como mote a reflexão sobre a história da arquitectura e prática arquitectónica.

Por vezes, referenciada a um período histórico, fundamentalmente anos 50/60, e a um local, Moçambique – particularmente Lourenço Marques –, mas também alargando o período temporal e espacial.