NEW WAYS

ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DESATIVADAS 

Uma centena de antigas estações ferroviárias desativadas nas últimas décadas precisam de reabilitação e de uma nova vida para estimular a dinâmica social e económica numa significativa parte do território.

A Fundação Serra Henriques (FSH) assinou em Dezembro de 2019 um acordo com a Infraestruturas de Portugal / IP Património (IPP) para a elaboração de propostas de intervenção nas estações ferroviárias desativadas, na sua maioria edifícios de interesse histórico e cultural. A IPP entregou à FSH a cooperação com as faculdades de arquitetura e parceiros nacionais e internacionais, para estudarem em conjunto soluções de carácter sustentável e estratégico.

Os resultados esperados são propostas capazes de atrair o apoio das autarquias locais e o interesse de investidores que possam implementar a reabilitação parcial ou total deste património.

A intervenção nestes edifícios representa um contributo para o desenvolvimento de territórios periféricos e desertos, procurando mitigar as disparidades sociais e económicas no país.