Trienal de Arquitectura de Lisboa

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é um parceiro estratégico da Fundação Serra Henriques na dinâmica da Plataforma Arquitectura. As duas entidades partilham a missão de incrementar e apoiar o ensino, investigação e divulgação do conhecimento no domínio da Arquitectura e o modo como influencia a vida e o bem-estar das populações.

Neste âmbito a Fundação apoia a realização do Open House Lisboa desde 2014, em parceria com a Trienal e a EGEAC/CML, sendo um dos mais expressivos eventos culturais da cidade.

Em colaboração com a Trienal, a Fundação apoiou a realização da Representação Oficial Portuguesa na Exposição Internacional de Arquitectura (Bienal de Veneza) - Homeland - News from Portugal - com conteúdos produzidos por uma equipa pluridisciplinar que reuniu 90 profissionais das áreas da arquitetura, da economia, sociologia, geografia, história, antropologia, fotografia, do direito e do design. O Presidente da Trienal, José Mateus, é membro inerente do Conselho Consultivo do Prémio Nacional de Arquitectura (Archiprix Portugal) instituído pela Fundação em 2012. Na sede da Trienal (Palácio Sinel de Cordes da Câmara Municipal de Lisboa) foram realizadas quatro edições do Prémio - exposição, reuniões do Júri e cerimónia de distinção.