SONHAR O NOSSO FUTURO…

A Planear é que a gente se entende

HOMENAGEM AO PROF. ENG. MANUEL DA COSTA LOBO

Este ano no dia 2 de Outubro de 2019, o meu Pai - o Prof. Costa Lobo - teria feito 90 anos e eu em vez de pensar no que poderia ter feito nesse dia, no que lhe poderia ter dado, pensei no que o meu Pai me poderia dar, a mim e a todos os que se interessam pelas matérias urbanísticas, já que umas das suas principais facetas e gosto era ensinar, era transmitir conhecimentos, ou seja, era ser PROFESSOR.

Assim, como uma Homenagem e Partilha, pensei que seria bom e interessante divulgar e mostrar de uma forma ordenada e arrumada numa publicação, fácilmente manuseável e ao alcance de todos, algumas, só algumas, das suas ideias, teorias, pensamentos e reflexões.

Recolhi e juntei vários textos / artigos escritos numa linguagem muito acessível, pois a maior parte deles foi escrito para um jornal: "O Terras da Feira" de Santa Maria da Feira, sob a designação "Sonhar o nosso Futuro... a Planear é que a gente se entende", concelho onde o meu Pai foi Urbanista-Consultor da Revisão do respectivo PDM. Apesar de referir alguns locais e situações específicas e concretas deste concelho é fácil fazer-se o paralelo e transposição para outros locais e situações, sem deixarem de ser pertinentes e aplicáveis.

Os temas são vários e apesar de terem sido escritos há mais de 10 anos continuam actuais e as explicações sobre as problemáticas do Urbanismo estão apresentados de uma forma tão simples e intuitiva que se tornam fáceis de ler e apreender não sendo só para os profissionais mas sim para todos.

Ao ler estes vários artigos tão diversificados e que abrangem tantos temas e a forma como são expostos, é possível também "descobrir-se" mais algumas facetas e características do meu Pai. Além de pessoa sabedora e verdadeiramente interessada, de alma e coração na sua profissão de Urbanista e na real defesa dos interesses das populações e do seu bem-estar e qualidade de vida, assim como do correcto desenvolvimento das cidades, procurando identificar-se com os seus problemas e aspirações, transparece sempre uma Confiança e uma Fé num futuro que pode ser melhor, acreditando na Vida, nas pessoas, nas instituições e sempre pronto a recomeçar e tentar mais uma nova 3ª solução, se as anteriores não funcionassem ou não tivessem sido aceites pelas partes. O seu poder criativo e imaginação, para tentar resolver problemas e pôr as pessoas de acordo, era ímpar.

Além desta compilação de textos acrescentei ainda uns conceitos e umas imagens, o meu Pai sempre gostou de apresentar e ilustrar as suas ideias com desenhos e/ou esquemas, defendendo que o "Pensamento Visual" era uma grande ajuda tanto para ensinar e explicar como para encontrar soluções para os vários problemas/questões urbanísticas e na própria elaboração de Planos.

Isabel Maria da Costa Lobo