Programa de Apoio à Edição 2018

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e da cooperação entre a Fundação Serra Henriques e as associações de Regiões Fronteiriças Europeias (AEBR.EU) e das Cidades Europeias para a Cultura (LikeCulture.EU), decorre o Programa de Apoio à Edição, Divulgação Cultural e de Boas Prácticas sobre temas relacionados com a Valorização do Património Cultural e Identidade Regional, Arquitectura e Políticas Urbanas, Cooperação Transfronteiriça, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Integrado.

Esta iniciativa acompanha os objectivos dos prémios de arquitectura Archiprix Portugal e Rafael Manzano, e enquadra-se nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP), onde a Fundação Serra Henriques é parceiro de implementação.

O principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos, tendo em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e, consequentemente, promover uma maior participação nos processos de desenvolvimento integrado do território nacional.

DESTINATÁRIOS

Serão seleccionados para edição as teses de mestrado e de doutoramento realizadas no universo das universidades portuguesas ou de autores nacionais.

O programa é de carácter educativo e visa a divulgação de projectos originais de referência e boas prácticas nas regiões europeias. Cabe exclusivamente à comissão coordenadora do programa a decisão sobre os livros a editar, estando excluídos todos os projectos já publicados anteriormente.

APOIOS

O apoio a conceder consiste na paginação, arte final, impressão e publicação gratuita nacional.

Entre todos os livros editados é distinguido anualmente um título para tradução (português-inglês) e distribuição internacional gratuita junto de universidades, centros de investigação, governos regionais, instituições europeias, embaixadas e autarquias locais.