Política Nacional de Arquitectura e Paisagem

A Política Nacional de Arquitectura e Paisagem (PNAP) foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 4 de Junho de 2015. Desde logo a Fundação Serra Henriques aceitou o desafio da Ordem dos Arquitectos para integrar o conjunto de parceiros para a implementação desta ferramenta essencial para o desenvolvimento do território e economias regionais, sustentabilidade das construções futuras e a conservação do património.

A Arquitectura e a Paisagem fazem parte do quotidiano dos portugueses, determinando em grande medida a qualidade das suas vidas. Com efeito é hoje reconhecido, a nível nacional e internacional, o papel decisivo da Arquitetura e da Paisagem no bem-estar das populações, assegurando a sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural e a promoção da competitividade territorial.

Os domínios da PNAP são recursos da cultura e da cidadania e correspondem a duas áreas disciplinares distintas que se devem complementar numa intervenção territorial equilibrada, no quadro do ordenamento do território e do urbanismo, capaz de promover o património edificado e a identidade dos lugares.

É neste contexto que se revela fundamental a participação das organizações da sociedade civil e, por ser tal a relevância da Arquitetura e da Paisagem enquanto bem-comum, a implementação de uma política pública de Arquitectura e de Paisagem constitui um desígnio de Portugal.