Open House

A ideia é simples: abrir gratuitamente centenas de espaços pela cidades - edifícios de diferentes épocas e tipologias -, através de programas de visitas guiadas e dos chamados passeios de bairro. Deste modo, o público tem a oportunidade de descobrir clássicos como a Reitoria de Lisboa, a Biblioteca Nacional ou património cultural que normalmente está vedado como o interior do Aqueduto das Águas Livres.

A Fundação Serra Henriques é parceiro institucional dos eventos Open House Lisboa e do Open House Porto em colaboração, respectivamente, com a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Casa da Arquitectura. Trata-se de duas expressivas realizações culturais em Portugal.

A compreensão das cidades obriga sempre a um olhar distante e global mas através destas iniciativas é possível uma visão completa a algumas das áreas-chave das cidade que marcam a história da sua criação arquitectónica e planeamento urbano. A um outro nível, se a visita aos edifícios abarca um arco temporal alargado, as tipologias são seleccionadas entre as mais significativas marcando a identidade da cidade de forma decisiva, sejam elas renovações ou obras de raiz: palácios, edifícios públicos, infra-estruturas, obras de engenharia, casas privadas, igrejas ou jardins. Fundado em Londres por Victoria Thornton, o Open House acontece um pouco por todo o mundo, marcando presença em cidades como Barcelona, Nova Iorque, Roma ou Buenos Aires.