Open House Porto 2022

A Fundação Serra Henriques e a Trienal de Arquitectura são os parceiros institucionais do Open House Porto, organizado pela CASA DA ARQUITECTURA em colaboração com os municípios do Porto, Gaia, Matosinhos e Maia. Trata-se de uma das mais expressivas realizações culturais daquela área metropolitana. Fundado em Londres por Victoria Thornton, o Open House acontece um pouco por todo o mundo, marcando presença em cidades como Barcelona, Nova Iorque, Roma ou Buenos Aires.
A ideia é simples: durante um fim-de-semana abrir gratuitamente centenas de espaços pela cidades - edifícios de diferentes épocas e tipologias - através de programas de visitas guiadas e dos chamados passeios de bairro. Deste modo o público tem a oportunidade de descobrir espaços clássicos ou património cultural que normalmente está vedado a visitas.

Nos dias 3 e 4 de Julho um vasto conjunto de espaços vão abrir as suas portas mostrando a excelência do património arquitectónico das quatro cidades.