Open House Lisboa 2020

Apesar das circunstâncias e enquanto parceiro institucional desde 2012, a Fundação não se distanciou desta missão e continua a apoiar a organização do Open House Lisboa.

A edição de 2020 teve rotas inéditas e um formato adaptado para proporcionar uma reinterpretação da capital através de oito podcasts inspirados na colecção de espaços que fizeram parte das oito edições passadas.

Numa viagem sensorial, a 9ª edição permitiu explorar a cidade através de áudio-guias, narrados na 1ª pessoa por oito autorias de diferentes campos culturais: a comunicadora Inês Meneses, o arquitecto Gonçalo Byrne, o escritor Gonçalo M. Tavares, a jornalista Paula Moura Pinheiro, a cineasta Leonor Teles, a coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, o historiador Rui Tavares e o músico Tomás Wallenstein.

Ao descarregar os oito podcasts ou optar pela versão em streaming, o seu telemóvel ou dispositivo electrónico acompanham esta viagem sonora de inegável riqueza e diversidade. De mãos dadas com vozes únicas, este Open House sugere formas singulares de ouvir, ver, sentir e viver o espaço público de Lisboa. Com uma duração que varia entre os 21 e 71 minutos, estes passeios sonoros estão disponíveis na plataforma Soundcloud e no Spotify e permanecem online para todos aqueles que não puderam participar a 26 e 27 de Setembro, possam viver e experienciar esta edição inédita em momento conveniente.

O Open House é uma iniciativa internacional da qual fazem parte cerca de 50 cidades em todo o mundo e é realizada em Lisboa pela Trienal de Arquitectura e pela CML/EGEAC com o apoio institucional da Casa da Arquitectura e da Fundação Serra Henriques.