Open House Lisboa 2021

O Open House 2021 atravessa o rio para a outra margem e estende-se até Almada. Do Tejo e das linhas de águas que nele desaguam nasce o fio condutor do roteiro desta edição centrada na leitura das cidades enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural.

Inspire-se e embarque numa expedição à arquitectura urbana pelos Caminhos da Água, explorando os percursos ancestrais de ligação entre as cidades e o rio que se sedimentaram ao longo das encostas e vales.

Open House Lisboa é uma das mais expressivas iniciativas culturais do país e, nas suas nove edições anteriores, proporcionou a visita de "mais de 280 espaços que integram um atlas online acessível ao longo de todo o ano. Em 2020, respondendo às limitações da realidade pandémica, foram criados oito passeios sonoros para fazer ao ar livre que convidam a experienciar a cidade a partir do olhar de oito personalidades da cultura", que estão disponíveis e podem ser ouvidos no site do Open House e no Soundcloud." Lisboa foi a 13ª cidade a inscrever-se no mapa do Open House Worldwide, a rede que reúne actualmente 47 cidades distribuídas por todos os continentes.

Pela primeira vez, a experiência da arquitectura faz-se em conjunto nas cidades de Lisboa e Almada.

Com o rio Tejo a unir as duas cidades, o Open House Lisboa celebra a sua 10ª edição e junta as duas margens do rio num evento acessível que chega ao grande público. Agendado para o fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro 2021, a motivação para esta extensão está alicerçada no interesse em diversificar e alargar o roteiro de espaços para dar a conhecer as peculiaridades das obras arquitectónicas deste município conjuntamente com as da cidade de Lisboa.

O Open House é uma iniciativa internacional da qual fazem parte 47 cidades em todo o mundo e é realizada em Lisboa com o apoio institucional da Fundação Serra Henriques.

Nas palavras de Inês de Medeiros, Presidente da Câmara de Almada, "é com grande entusiasmo que recebemos, em Almada, a 10ª Edição do Open House, que dará a conhecer o extenso património arquitectónico e a beleza deste território cuja paisagem é marcada pela presença do Mar, do Tejo e da relação com Lisboa. Abraçamos esta parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa na certeza de que o Open House 2021 constituirá um desafio e uma oportunidade de compreender e projectar a margem sul do rio Tejo, que une três grandes concelhos e é essencial ao desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa."

Em Lisboa, estes caminhos revelam uma topografia profundamente humanizada que deu origem a terraços, muros, edifícios, jardins, aterros e encanamentos. Em Almada são praias, angras, cais e infra-estruturas industriais que rematam os vales curtos e encaixados, a contemplar Lisboa e o rio como elementos de uma Paisagem Comum. Sigamos a Água!