Open House Lisboa 2022

O Open House Lisboa 2022 atravessa o rio para a outra margem e estende-se até Almada. Do Tejo e das linhas de águas que nele desaguam nasce o fio condutor do roteiro desta edição centrada na leitura das cidades enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural.

Inspire-se e embarque numa expedição à arquitectura urbana pelos Caminhos da Água, explorando os percursos ancestrais de ligação entre as cidades e o rio que se sedimentaram ao longo das encostas e vales.

Se o exterior dos edifícios está limitado pelas normas urbanísticas para preservação da identidade colectiva, os interiores são do domínio privado, um património invisível que evolui de forma mais livre. Formam uma segunda linha, um campo de criatividade e transformação do espaço mais expressivo, criando edifícios gradualmente mais ambíguos, fruto dessa dualidade entre a intervenção interior e exterior.

Pela segunda vez, a experiência da arquitectura faz-se em conjunto nas cidades de Lisboa e Almada.

Com o rio Tejo a unir as duas cidades, o Open House Lisboa celebra a sua 11ª edição e junta as duas margens do rio num evento acessível que chega ao grande público. Agendado para o fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, a motivação para esta extensão está alicerçada no interesse em diversificar e alargar o roteiro de espaços para dar a conhecer as peculiaridades das obras arquitectónicas deste município conjuntamente com as da cidade de Lisboa. Destaque para a inclusão da Oficina de Artes e Ofícios de Porto Brandão, propriedade da Fundação Serra Henriques e antiga Cooperativa dos Catraeiros do Porto de Lisboa.

O Open House é uma iniciativa internacional da qual fazem parte 47 cidades em todo o mundo e é realizada em Lisboa com o apoio institucional da Fundação Serra Henriques.

Nas palavras de Inês de Medeiros, Presidente da Câmara de Almada, "é com grande entusiasmo que recebemos, em Almada, o Open House, que dará a conhecer o extenso património arquitectónico e a beleza deste território cuja paisagem é marcada pela presença do Mar, do Tejo e da relação com Lisboa. Abraçamos esta parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa na certeza de que o Open House constituirá um desafio e uma oportunidade de compreender e projectar a margem sul do rio Tejo, que une três grandes concelhos e é essencial ao desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa."

Em Lisboa, estes caminhos revelam uma topografia profundamente humanizada que deu origem a terraços, muros, edifícios, jardins, aterros e encanamentos. Em Almada são praias, angras, cais e infra-estruturas industriais que rematam os vales curtos e encaixados, a contemplar Lisboa e o rio como elementos de uma Paisagem Comum. Sigamos a Água!