O Rio como Elemento Urbano

"Este estudo distinguido com o Prémio Archiprix Portugal, procura avaliar o impacto da subida do nível médio das águas nos núcleos urbanos do estuário do Tejo e transformar este cenário numa oportunidade estratégica para permitir uma importante frente de debate sobre as cidades costeiras portuguesas(...).

Como nota importante, não podemos deixar de afirmar a importância que os prémios têm no meio da Arquitectura e Urbanismo. A iniciativa da Fundação Serra Henriques em promover o Archiprix em Portugal, destinado àqueles que acabam a sua formação académica, constitui um importante estímulo. A importância dos prémios ultrapassa os efémeros contextos do presente, estimulando gerações para as quais os problemas actuais já não serão relevantes, mas que merecem acreditar que os espaços que construímos, reutilizamos e partilhamos e onde se passa a nossa vida colectiva, podem ser sempre valorizados(...)."

In prefácio de Carlos Dias Coelho, Universidade de Lisboa