Isto é Arquitectura Moderna

Reconhecendo a importância do Movimento Moderno na história e, em particular, na história da arquitectura, a Fundação Serra Henriques junta-se ao Docomomo Internacional para esta edição, focando dez edifícios, representativos do movimento moderno na arquitectura portuguesa e em Portugal, pretendendo assim fazer uma chamada de atenção para algumas referências da expressão material da cultura que, por desconhecimento, podem passar despercebidas no dia-a-dia.

Esta iniciativa enquadra-se nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem no que à Educação para a Arquitectura diz respeito, cujo principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos, tendo em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e consequentemente, promover uma maior participação nos processos de construção da cidade.

Trata-se de uma edição bilíngue que pretende ter um papel na divulgação e promoção da arquitectura portuguesa, neste caso do movimento moderno, também a nível internacional. Esta publicação pretende ser abrangente e dirigir-se a um público geral, familiarizado ou não com estas matérias e transversal na formação e idade.
Para cumprir esse objectivo, optou-se por recorrer à ilustração enquanto veículo de comunicação e forma de cativar o público. Trata-se de um livro que procura um novo modo de falar de arquitectura.

Com orientação científica de Ana Tostões, coordenação de Sofia Amaral Pereira e ilustrações de João Fazenda, Isto é Arquitectura Moderna para todos!