HORTA NAVIA
PROJECTO DE INTERVENÇÃO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCÂNTARA-TERRA E ZONA ENVOLVENTE

DOSSIER DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO INTEGRADO DA ESCOLA SUPERIOR GALLAECIA.

O objectivo deste Projecto de Intervenção na Estação Ferroviária de Alcântara-Terra e Zona Envolvente, foi desenvolver um trabalho agregador das várias valências técnicas da Infraestruturas de Portugal (IP), que envolvesse a equipa de arquitectos da IP Património (IPP) e as várias especialidades da ferrovia da IP, em conjunto com a INTBAU.

A iniciativa reuniu propostas de intervenção arquitetónica que permitem um alargado conjunto de abordagens, das mais conservadoras às mais ousadas, tirando partido de diferentes visões e "irreverências", registando assim uma criatividade que importa reter. Neste contexto, os estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo tiveram oportunidade de desenvolver os seus projetos académicos de intervenção na Estação de Alcântara-Terra, através das disciplinas de Projeto Urbanismo e Projeto Património.

O projecto teve como premissas, a importância histórica do Edifício de Passageiros de Alcântara-Terra, o seu crescente protagonismo funcional na rede de transporte público de Lisboa e a possibilidade de se tornar num elemento urbano gerador da revitalização de uma área da cidade pouco cuidada.

A intenção será desenvolver um projecto, em que o conceito base seja conciliar funcionalidade (interna e na zona envolvente ao edifício) e coerência formal. Actualmente, a área de Domínio Público Ferroviário possui um vasto conjunto de funcionalidades, que urge planear e ordenar, tendo em vista o previsível aumento de utilização, aproveitando-se deste modo a oportunidade de intervir no espaço interno para observar a sua relação com o exterior

.