Exposição do Prémio Nacional de Arquitectura para Universidades Archiprix 2019

O Prémio Archiprix Portugal 2019 foi entregue na Casa da Arquitectura, durante a exposição dos melhores projectos de fim de curso de todas as universidades, nas áreas de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista. O colectivo de projectos espelham a excelência, os desafios e as aspirações de cada candidato, orientador e instituição de ensino.

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e Fundação Serra Henriques (Lisboa) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, Universidades, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Casa da Arquitectura, Docomomo Internacional, Associação de Urbanistas Portugueses, Associação de Arquitectos Paisagistas e Associação Arquitectos Sem Fronteiras.

O galardão distingue a excelência do ensino português e projecta os jovens arquitectos para o início das suas carreiras profissionais. Para tal, as entidades instituidores e parceiras estabelecem acordos com vista à divulgação dos novos talentos nacionais, conferindo-lhes visibilidade internacional e exposição pública privilegiada.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix constituída pelos prémios nacionais da Holanda, Espanha, Chile, Alemanha, Turquia, Itália, Índia, Rússia, Balcãs e Europa Central (Áustria, Bósnia Herzegovina, Hungria e Croácia). Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global - Archiprix Internacional.