Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico

Entre os dias 10 e 12 de Novembro teve lugar em Almada o XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico e contou com a parceria da Fundação Serra Henriques através da realização conjunta de uma exposição fotográfica, em Porto Brandão, intitulada 'Preservar o património e Projectar o Futuro'.

Ao longo de três dias foram debatidos as diferentes realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios na revitalização e modernização, mas também na salvaguarda do património e do tecido social, e o papel do turismo sustentável.

O encontro ofereceu uma reflecção sobre o turismo e o seu impacto, quer como factor de desenvolvimento e de regeneração, mas também como possível ameaça ao património edificado, às actividades tradicionais e à permanência da população residente.

Na sessão de abertura, Inês de Medeiros, presidente de Almada, referiu o trabalho desenvolvido pela autarquia no domínio da revitalização urbana, com destaque para alguns projectos em curso. Destaque para a apresentação de alguns projectos no concelho como a requalificação do antigo edifício da EDP, do arquitecto Keil do Amaral, que será transformado, com um projecto assinado pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon, no novo edifício de serviços e Paços do Concelho, da antiga Casa do Tanoeiro em Porto Brandão, reabilitada pelo arquitecto Gonçalo Frias, e a recuperação de uma das casas emblemáticas da Trafaria, situada junto ao cais de embarque, pelo arquitecto Tetesuia Vilela.

Entre os temas em debate estiveram também a convivência entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, ou os instrumentos de financiamento e legislativos.