Conferência Europeia das Políticas de Arquitectura

A conferência semestral das políticas europeias de arquitectura dos Estados-Membros foi organizada em Bucareste no dia 12 de Junho pela presidência romena da União Europeia com o tema "Future Shapers".

Neste encontro foram apresentadas as principais acções realizadas pelos parceiros de implementação desta política pública (Casa da Arquitectura, Fundação Serra Henriques, Fundação Gulbenkian, Fundação de Serralves, Trienal de Arquitectura de Lisboa, MAAT).

A Fundação Serra Henriques participa, desde 2011, no Fórum Europeu de Políticas de Arquitectura (EFAP) dedicado ao debate e promoção de políticas de arquitectura, urbanismo e desenvolvimento territorial, aliando governança pública, cultura e educação.

O fórum teve origem numa conferência internacional em 1997, sob a presidência holandesa da União Europeia, que juntou representantes de governos europeus, instituições culturais e ordens profissionais para partilhar experiências e perspectivas sobre Políticas de Arquitectura na UE. Desde então foram realizados encontros semestrais sob a organização do Estado-Membro que preside à EU.

Entre vários objectivos, estes encontros procuram difundir e partilhar conhecimentos e boas práticas no domínio das políticas urbanas, culturais, do ordenamento e resiliência dos territórios.

Actualmente, e no quadro da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, a Fundação Serra Henriques colabora com a comissão de acompanhamento desta política pública, para assegurar a participação portuguesa neste Fórum Europeu.

.