Portugal na Bienal de Veneza 2023 em parceria com a Fundação Serra Henriques

A Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza é comissariada pela Direcção-Geral das Artes com o projecto 'Fertile Futures'.

O projeto 'Fertile Futures', com curadoria de Andreia Garcia (Universidade da Beira Interior) e curadoria-adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar (Universidade do Porto), foi seleccionado para representar Portugal na exposição internacional de arquitectura, dedicada ao tema "O Laboratório do Futuro". Sete diferentes casos do território português vão espelhar a problemática dos recursos hídricos com estratégias para a gestão, reserva e transformação da água doce.

'Fertile Futures' encomenda a jovens arquitectos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento, a apresentação de modelos propositivos para um amanhã mais sustentável e equitativo, em cooperação entre disciplinas, gerações e espécies. A escolha do Ministério da Cultura para a representação portuguesa na Bienal de Veneza de arquitetura 2023 foi feita por uma comissão de apreciação constituída por Paulo Carretas, Joaquim Moreno, Isabel Ortins Simões Raposo, Julia Albani e Nuno Grande.

O lançamento da iniciativa teve lugar na Trienal de Arquitectura de Lisboa e participaram, como consultores do projecto, Álvaro Domingues, Ana Tostões, Aurora Carapinha, Eglantina Monteiro, Francisco Adão da Fonseca, João Pedro Matos Fernandes e Pedro Gadanho.

A representação portuguesa vai ficar instalada no Palazzo Franchetti, entre Maio e Novembro, e conta com a parceria dos municípios do Porto e de Faro, Governo da Madeira, Fundação Serra Henriques e Fundação Marques da Silva.