Valorização da Identidade Cultural das Regiões

A Fundação Serra Henriques reconhece uma especial atenção às metodologias de preservação da identidade cultural das regiões, à sua autenticidade e valor enquanto factores de diferenciação e desenvolvimento.

O trabalho desenvolvido junto da academia, governo, autoridades locais, especialistas e instituições culturais é um processo constante e de apoio a este propósito nacional. Tal acontece repetidamente nos diversos programas de incidência no território, seja nos domínios dos prémios de arquitectura, na realização de conferências e difusão de boas práticas ou em sede de representação nacional da Associação de Cidades Europeias para a Cultura.

As diversas regiões portuguesas possuem um património histórico, cultural e arquitectónico de inegável valor e crescente projecção internacional. A preocupação com a valorização e salvaguarda destes ricos e diversificados activos deve, por isso, assumir uma relevância contínua no âmbito das políticas públicas ao nível central e local.

O prestígio conferido à diversidade regional do nosso país irá constituir um forte estímulo para a preservação dos valores patrimoniais e uma excelente oportunidade para o progresso social, cultural e económico de Portugal. 

Colaboração com Municípios e Regiões

No âmbito da representação nacional das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura (LikeCulture.EU), a Fundação Serra Henriques procura estimular a colaboração entre municípios e articular o contacto com redes, organizações e instituições europeias para favorecer a cooperação transnacional.

Os membros activos da rede LikeCulture dispõem de ferramentas e plataformas exclusivas.