Encontro Europeu de Autarcas, Lisboa 2017

Em Maio de 2017 a Fundação Serra Henriques organizou, juntamente com os municípios de Lisboa e Almada, o encontro das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura (LIKE Culture) na região de Lisboa com o apoio do Comité Europeu das Regiões e do Governo de Portugal. Este encontro, dedicado à cooperação e aos caminhos para uma Europa unida, contou com a participação de 60 representantes de autarquias, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades culturais e instituições europeias.

Os dois munícipios-membros da rede LIKE Culture apresentaram as suas linhas estratégicas da política cultural e projetos locais que se distinguem por assentar ou procurar colaboração transnacional.
A direcção da rede europeia enquadrou estas iniciativas nas vantagens de participação na rede, como a identificação de parceiros ou financiamento da UE.

Durante as sessões os delegados colocaram questões e desafios locais nos domínios da colaboração territorial e políticas culturais, com respostas directas do Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe de Castro Mendes, e do novo Presidente do Comité Europeu das Regiões, Karl-Heinz Lambertz.