A Nova Arquitectura Tradicional

A Fundação Serra Henriques implementa em Portugal o Prémio de Arquitectura Tradicional Rafael Manzano sob o Alto Patrocínio do Presidente da República.

O Prémio Rafael Manzano enquadra-se num conjunto de programas para a preservação da identidade cultural ibérica e das artes construtivas de nova arquitectura tradicional.

A iniciativa foi criada pela Rede Internacional de Urbanismo e Arquitectura Tradicional (INTBAU) sob a esfera de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e graças à generosidade do filantropo norte-americano Richard H. Driehaus que dedica especial admiração pela arquitectura ibérica.
O prémio foi lançado originalmente em 2012 e apenas para o território espanhol, sendo o galardão entregue anualmente por Sua Alteza Real Dona Elena de Espanha.
Através do protocolo celebrado entre a instituição britânica e a Fundação Serra Henriques, o Prémio foi implementado em Portugal e é entendido como umaoportunidade de valorização das regiões, da cultura e economia locais e um forte estímulo à promoção dos valores identitários do nosso país.

O arquitecto Rafael Manzano Martos foi o primeiro galardoado tendo o seu nome passado a designar o prémio em reconhecimento da dedicação da sua vida
profissional à preservação do património arquitectónico clássico e tradicional, tanto através da restauração como na concepção de novas obras inspiradas nesse
património identitário.

Com o valor monetário de 50.000 euros, este prémio pretende distinguir a obra daqueles que mais contribuem para a preservação da arquitectura e urbanismo tradicionais, quer na restauração de monumentos e
conjuntos urbanos de valor artístico e histórico, quer na realização de novas obras que se integraram nas tradições construtivas e arquitectónicas locais.

Podem participar todos os profissionais no activo que tenham desenvolvido a sua actividade nos domínios da arquitectura ou urbanismo em Portugal ou Espanha durante pelo menos dez anos.

Para esta realização, a Fundação Serra Henriques mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.