Docomomo Internacional

A Fundação Serra Henriques é parceiro institucional do Docomomo - Comité Internacional para a Documentação e Conservação do Movimento Moderno.

A Presidente do Comité Internacional, Ana Tostões, preside ao conselho consultivo do Prémio Nacional de Arquitectura - Archiprix Portugal - instituído pela Fundação em 2012.

A colaboração com o Docomomo é um eixo estratégico da Fundação para a dinâmica da Plataforma Educação para a Arquitectura, partilhando a missão de incrementar o ensino da arquitectura e a preservação cívica do património cultural construído.

Nestes domínios a Fundação Serra Henriques promove uma acção de âmbito editorial, com a qual pretende contribuir para tornar mais próxima dos cidadãos a reflexão em torno da Arquitectura.

Esta publicação enquadra-se, oportunamente, nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem no que à Educação para a Arquitectura diz respeito e cujo principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos. Tem em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e consequentemente, promover uma maior participação nos processos de construção da cidade.

Reconhecendo a importância do Movimento Moderno na história e, em particular, na história da arquitectura, a Fundação Serra Henriques junta-se ao Docomomo Internacional para esta edição, focando dez edifícios, representativos do movimento moderno na arquitectura portuguesa e em Portugal, pretendendo assim fazer uma chamada de atenção para algumas referências da expressão material da cultura que, por desconhecimento, podem passar despercebidas no dia-a-dia.

Trata-se de uma edição bilingue que pretende ter um papel na divulgação e promoção da arquitectura portuguesa, neste caso do movimento moderno, também a nível internacional.

Esta publicação pretende ser abrangente e dirigir-se a um público geral, familiarizado ou não com estas matérias e transversal na formação e idade.

Para cumprir esse objectivo optou-se por recorrer à ilustração enquanto veículo de comunicação e forma de cativar o público. Trata-se de um livro que procura um novo modo de falar de arquitectura. Com orientação científica de Ana Tostões, ilustrações de João Fazenda e coordenação de Sofia Amaral Pereira, Isto é Arquitectura Moderna para todos!