Conferência Like Culture em Sarajevo

Visita oficial a Sarajevo no âmbito do encontro internacional das Cidades e Regiões Europeias para a Cultura - entidade representada em Portugal pela Fundação Serra Henriques.

No dia 4 de Fevereiro realizou-se o primeiro encontro LikeCulture de 2016 no edifício das Nações Unidas em Sarajevo sob a organização da UNESCO e da Embaixada de França na Bósnia Herzegovina. O evento foi dominado pela importância da identidade cultural europeia e do desenvolvimento sustentado na processo de integração do país à União Europeia, cujo pedido de adesão foi oficializado no dia 15 de Março de 2016.

Para que tal possa acontecer de forma correcta serão necessárias diversas transformações e nos últimos meses foram dados grandes impulsos por parte das Instituições Europeias mas muitos constrangimentos exigem vastas reformas e um enorme envolvimento dos Estados- -Membros, das Instituições e da Sociedade Civil. Neste domínio, a Fundação teve a oportunidade de apresentar o seu eixo de actuação e, sobretudo, a disponibilidade para colaborar em projectos académicos que visem um melhor conhecimento das realidades culturais e a partilha de boas práticas no desenvolvimento social e urbano.

A visita a Sarajevo terminou com uma sessão protocolar na residência oficial de Sua Excelência a Embaixadora de França, com quem a Fundação estabeleceu um forte diálogo de cooperação nestes domínios.

.