Cartha - On Relations in Architecture

Cartha é um projecto editorial globalmente apoiado pela Fundação Serra Henriques e está aberto a propostas de todo o mundo. Apresenta-se como uma plataforma internacional de partilha do pensamento crítico, cruzando arquitectura e sociedade, dentro da perspectiva da contemporaneidade. A edição é feita por um grupo de arquitetos e designers de diferentes países que sentiram a necessidade de expor uma pluralidade de visões sobre temas específicos que lançaram para discussão. O principal meio de difusão é o seu website, em inglês, que propõe uma leitura das opiniões continuamente coleccionadas, em modo de arquivo online. O livro Cartha - On Relations in Architecture vem juntar-se aos posters impressos, para plasmar esse arquivo como colectânea anual, segundo um determinado tópico: as relações dentro do espectro da prática da arquitetura.

Em 280 páginas são compilados os 4 temas que a Cartha propôs debater em 2015 - Worth Sharing, Confrères, Mannschaft e Santisima Trinidad - expondo desde modelos de colaboração, modos de relacionamento entre profissionais, com clientes, operários ou utilizadores dos espaços. Cada um dos quatro temas compõem-se de uma entrevista - com Diogo Seixas Lopes, Grafton Architects, Samuel Schulze e Marco Serra -, de um corpo de artigos e de contributos visuais - de Guido Guidi, Rasmus Norlander, Joël Tettamanti e Onnis Luque.

Cartha é também um projeto associado da 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, e propôs-se fazer uma reflexão acerca de The Form of Form, apresentada em 3 momentos distintos: em Outubro, uma exposição no espaço da Mãe-de Água mostrando os pontos de vista dos diversos editores internacionais convidados, recolhidos no período de um ano e duas edições; em Dezembro, o lançamento de um terceiro número "Lisboa Paralela", produzido no enquadramento da cidade e dos vários eventos que aconteceram durante a Trienal; em 2017, uma nova publicação em livro com a compilação dos conteúdos gerados.

Sendo Cartha digital na sua origem, é reconfortante perceber que nem aqui a impressão não perdeu o seu espaço, e que não se perderão estes contributos num futuro da era digital - ou, como escreve George Kafka no epílogo, "Cartha is worth sharing".

www.carthamagazine.com