Associação de Urbanistas de Portugal

A Associação de Urbanistas de Portugal (AUP) é um parceiro estratégico da Fundação Serra Henriques nas iniciativas de estudo e reflexão sobre Política de Cidades e Ordenamento do Território.

O Presidente da AUP, Luís Pedro Cerqueira, e o seu antecessor, Pedro Guimarães, são membros inerentes do Conselho Consultivo do Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo (Archiprix Portugal) instituído pela Fundação em 2012. Entre as duas entidades são realizadas iniciativas para o avanço do conhecimento teórico e prático do urbanismo, indispensável para a criação de uma relação sócio-territorial responsável.

Nestes domínios foram realizados dois seminários estratégicos em cooperação com as edilidades do Porto e de Sintra e o Congresso Ibero-Americano de Urbanismo. Na sequência destes eventos foi editada a "Carta de Sintra" e o livro "Sociedade e Território".

As interacções entre o Planeamento Urbanístico, e em particular dos PDM, com a economia do território são cada vez mais determinantes do valor do solo, ao interferirem na configuração dos usos e utilizações, com manifestas consequências nos paradigmas de desenvolvimento, na floresta, na orla marítima, nos índices de desertificação e despovoamento.

A actualidade e dimensão do tema convocam à participação empenhada dos municípios, sociedade civil, comissões regionais, administração central, académicos e especialistas.